This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HOSPITALAR 2019 Já emitiu sua credencial gratuita? Clique aqui

Cloud e saúde: quatro transformações ocorridas nos consultórios médicos

By 21 de junho de 2018 Colunas, Hospital

Uma rápida olhada nos consultórios médicos é o suficiente para ver a transformação ocorrida nos últimos anos. Os pesados arquivos e estantes com livros, documentos e pastas deram lugar a um ambiente mais simples, limpo e com espaço de sobra para realizar um bom atendimento aos pacientes. Essa remodelagem só foi possível graças à popularização do cloud computing na área da saúde.

As soluções em nuvem já são uma realidade para médicos e enfermeiros. Pesquisa conduzida pela BCC Research indica que o mercado global desse segmento vai movimentar US$ 35 bilhões até 2022, com um crescimento anual médio de 11,6%. Equipamentos como prontuário eletrônico, por exemplo, já operam dentro da Internet e congregam diferentes serviços. Confira quatro mudanças significativas na rotina médica:

Integração de todos os dados: sem dúvida é a principal transformação ocorrida dentro de um consultório. Agora, todos os documentos e registros, sejam de pacientes, agendamentos, movimentações financeiras ou fornecedores, ficam armazenados em um mesmo local na nuvem, facilitando a busca e o acesso por parte dos profissionais. Além disso, fornece uma visão mais completa não só sobre o negócio em si, mas também sobre os pacientes. Afinal, reúne todos os dados clínicos relativos à pessoa, o que facilita a organização, o acesso a análise por parte dos profissionais.

Segurança da informação: documentos armazenados em arquivos físicos podem se perder facilmente com o manuseio dos profissionais. Falhas na comunicação por conta de problemas na caligrafia de médicos também são comuns. Contudo, uma solução robusta que atenda aos requisitos da CFM (Conselho Federal de Medicina) resolve esses problemas e garante a segurança dos dados no mundo digital graças à disposição e proteção das informações.

Flexibilidade no trabalho: antes, para tirar uma dúvida sobre qualquer informação do paciente ou do seu negócio, o médico precisava estar presente no consultório para consultar os registros – o que limitava o serviço ao seu expediente comercial. Agora, ele pode acessar todos esses documentos quando quiser e de qualquer dispositivo com acesso à Internet. Isso permite uma maior flexibilidade para consultar dados importantes e agiliza a tomada de decisão.

Otimização do negócio: o cloud computing trouxe mais profissionalização para a gestão do consultório. Essas soluções têm como premissa a redução dos gastos ao mesmo tempo em que valoriza e agiliza o negócio. Isso representa uma mudança de cultura fundamental. Ao invés de gastar tempo e dinheiro em processos burocráticos e administrativos, o médico fica livre para investir naquilo que ele se preparou e sabe fazer: atender com mais qualidade os seus pacientes.

Tiago Delgado

About Tiago Delgado

Tiago Delgado é sócio-fundador da Medicina Direta, empresa especializada em gestão e serviços digitais para clínicas e consultórios. É formado em Comunicação Social pela ESPM e Mestre em Marketing pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra. No Reino Unido, atuou como gerente de comunicação de contas como Mercedes-Benz e Audi.

Leave a Reply