This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HIS19 Já conferiu os 40 primeiros palestrantes dessa edição? 🚀 Clique aqui

BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo é reconhecida com o nível mais alto da certificação da Healthcare Information and Management System Society (HIMSS)

By 8 de abril de 2019 Destaques, Hospital

A BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, um dos maiores polos de saúde privados da América Latina, acaba de conquistar um importante reconhecimento de excelência no uso do prontuário eletrônico do paciente.

Após avaliação feita pela Healthcare Information and Management System Society (HIMSS), instituição global sem fins lucrativos que tem por objetivo promover uma melhor assistência ao paciente por meio do uso de informação e tecnologia, a BP – A Beneficência de São Paulo, em suas unidades de negócio Hospital BP e BP Mirante, incluindo a BP Medicina Diagnóstica, foi reconhecida com o nível 7, o mais alto possível, do Electronic Medical Record Adoption Model (EMRAM), modelo de adoção de prontuário eletrônico.

Desde 2014 a BP tem empregado grandes esforços para ser reconhecida por sua adoção do prontuário eletrônico e as unidades de negócio da BP passam a ser a 7ª e 8ª da América Latina a receber o título de instituição 100% digital. A título de comparação, apenas 5,29% das instituições norte-americanas possuem esse nível de adoção do prontuário eletrônico.

“O uso de tecnologia na assistência ao paciente e no cuidado com a saúde em geral é um dos temas mais discutidos no nosso segmento hoje em dia. Com essa certificação, a BP reforça seu pioneirismo, tornando-se referência para as outras instituições do setor de Saúde no Brasil e na América Latina” afirma Denise Santos, CEO da BP.

O EMRAM preconiza a adoção progressiva de tecnologias que suportam o processo assistencial, definindo 8 estágios evolutivos, do 0 ao 7, e com requisitos específicos que as instituições devem atender para conquistar a classificação de cada estágio. Basicamente, uma instituição estágio 0 não possui nenhum tipo de sistema ou tecnologia que dê apoio à assistência ao paciente, enquanto uma instituição estágio 7 é considerada totalmente digital, com intenso e amplo uso de tecnologias que dão suporte à assistência clínica e ao cuidado do paciente.

“A adoção de um prontuário eletrônico do paciente oferece maior segurança na tomada de decisões médicas e mais qualidade para o paciente no atendimento prestado. Portanto, investir no uso intensivo, explorando todas as possibilidades que a ferramenta oferece, é algo bastante natural para nós da BP” afirma Luiz Eduardo Loureiro Bettarello, diretor-executivo Médico e de Desenvolvimento Técnico da BP.

Além da segurança do paciente, que é um dos focos dessa certificação, o modelo prevê também que médicos e outros profissionais envolvidos na assistência recebam apoio para as decisões clínicas. A administração de medicamentos, de hemocomponentes e de leite humano, além da coleta de exames, por exemplo, são rastreadas em sua totalidade, evitando erros. Todos os dados sobre os pacientes estão disponíveis em um repositório central e as análises de dados são avançadas, propiciando melhores decisões administrativas e clínicas, envolvendo toda a equipe multidisciplinar. O modelo também preconiza a existência de um padrão de atendimento clínico, no qual protocolos são utilizados e o processo de mensuração de qualidade está disponível. A segurança da informação é consistente e a infraestrutura disponível para suportar todos os processos têm redundância.

“Essa certificação vem coroar uma linha de atuação que já seguimos há tempos, que é a de tornar os processos cada vez mais seguros, adotando ferramentas que ofereçam todo o suporte necessário para que decisões clínicas sejam mais assertivas, o que contribui para que ofereçamos serviços cada vez mais resolutivos para todos aqueles que nos procuram”, afirma Lilian Quintal Hoffmann, diretora-executiva de Tecnologia e Operações da BP.

Dessa forma, a BP dá mais um passo importante para reafirmar seu propósito de valorização da vida e o compromisso com a segurança e excelência na assistência aos pacientes.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply