This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

ATENÇÃO HIS19 - Virada de lote dia 1/7. Economize até R$ 160,00 ⚠️ Clique aqui

Associação Nacional de Hospitais Privados lança anuário com os principais indicadores da saúde suplementar

By 27 de maio de 2019 Hospital, Mercado

Em sua 11ª edição, o Observatório, considerado base para geração de melhorias do setor, foi lançado na última terça-feira (21) em São Paulo com a presença autoridades e profissionais da saúde

A publicação revela, entre outros dados, que o faturamento bruto dos hospitais associados chegou à 38,6 bilhões de reais em 2018

O Observatório 2019, anuário que reúne os principais indicadores mercadológicos, de performance e econômico-financeiros, além de pesquisas inéditas, foi lançado na última terça-feira (21), no estande da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) na 26ª Hospitalar, realizada no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

O evento de lançamento contou com a presença de mais de 200 pessoas. O presidente da Anahp, Eduardo Amaro, e o diretor-executivo, Marco Aurélio Ferreira, abriram a cerimônia ressaltando a importância do anuário. “Este lançamento é um dos momentos mais significativos para a Anahp pela representatividade que o Observatório tem como referência em saúde. Sem dúvida alguma, a cada ano cresce o aprimoramento das análises tornando-as mais relevantes para o desenvolvimento do setor”, explicou Amaro.

Representando o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Francisco Figueiredo, participou do lançamento pontuando as metas e desafios da associação. “Vimos nestas onze edições a evolução dos indicadores dentro do sistema e utilizamos para melhorar a qualidade assistencial dos hospitais privados. A Anahp faz parte da saúde do Brasil e trabalha para que ela seja mais qualificada, representativa e que todos saibam a capacidade que temos de oferecer aquilo que é melhor para o cidadão brasileiro,” completou Figueiredo.

Entre outros dados, o Observatório 2019 mostrou que o faturamento bruto dos hospitais associados chegou a 38,6 bilhões de reais em 2018, o que corresponde a 25,2% das despesas de saúde suplementar. Houve um crescimento de receita líquida por saída hospitalar de 1,10%, enquanto a despesa total por saída hospitalar caiu 4,86% no mesmo período. O editor do anuário e vice-presidente do Conselho Administrativo da associação, Ary Ribeiro, explicou o que gerou estes resultados. “Os hospitais estão sendo extremamente eficientes, mantendo a rentabilidade e buscando sustentabilidade através da utilização adequada de recursos. O tempo médio de permanência também tem caído sucessivamente ao longo dos anos e fechou com a média de 4,13 dias. Estas são evidências de que a Anahp pratica aquilo que ensina que é dar atenção ao uso adequado de recurso reduzindo o desperdício”, comentou.

O prazo médio de recebimento (pagamento das operadoras referente aos atendimentos prestados) foi reduzido em três dias aos hospitais privados, porém, o índice de glosas (recusa de pagamento por parte das operadoras) cresceu de 3,84% em 2017 para 4,19% em 2018, cerca de 9%. “Considerando a receita de quase 39 bilhões, este aumento atinge em grandes volumes e pressionam os hospitais no quesito de gestão de caixa, capital de giro, entre outros. Os estudos técnicos nos ajudarão a entender o que está gerando este acréscimo”, pontuou Ribeiro.

Trazendo um panorama econômico do setor, com números atualizados dos hospitais associados, geração de empregos e número de leitos, o Observatório 2019 também apresenta o perfil mercadológico, desempenho assistencial e institucional, além de artigos sobre tendências e temas relevantes sobre saúde. “Esta 11ª edição é a materialização de um dos pilares da Anahp; a transparência. Acreditamos que compartilhar resultados eleva o nível de relacionamento ético e moral, além de estimular o setor a seguir este exemplo”, finaliza Dr. Ary.

Participaram da cerimônia os diretores da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) Leandro Fonseca, Paulo Rebelo, Rodrigo Scarabel e Simone Freira, além do deputado federal Pedro Westphalen.

A versão digital do Observatório 2019 já está disponível para consulta. Para acessar, basta entrar neste link.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply