This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Após 60 dias, Sistema Unimed cria quase 500 novos leitos para pacientes da COVID-19

By 22 de maio de 2020 Hospital

Cooperativas expandem vagas em 13,21%, com 253 novas posições somente para UTI

Passados dois meses desde o início da quarentena nas principais regiões do País, a Unimed tem demonstrado grande capacidade de resposta à pandemia da COVID-19. Isto porque suas cooperativas em todo o Brasil têm investido não só na expansão de suas infraestruturas como, também, no aumento de suas equipes médicas, ações de prevenção, responsabilidade social e educação das comunidades nas quais estão inseridas. Hoje, o Sistema Unimed é composto por 345 cooperativas, que atendem a 18 milhões de beneficiários, presentes em 84% do território nacional.

Atualmente, conta com 116 mil médicos cooperados, em uma proporção de sete profissionais para cada mil beneficiários. Além disso, a estrutura da Unimed conta com 127 hospitais próprios e as cooperativas têm empenhado esforços para expandir seu número total de leitos disponíveis por meio da inauguração de hospitais de campanha, como é o caso das Unimeds de Araruama (RJ), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Natal (RN) e Teresina (PI), e o aumento temporário de vagas em hospitais próprios em cidades como Campo Mourão (PR), Sul Capixaba (ES) e Ourinhos (SP).

Com isso, nos últimos 60 dias, o Sistema Unimed já criou 476 novos leitos, chegando à marca de 10.644 vagas. Se levarmos em consideração somente os de UTI, foram criadas 253 novas posições, que correspondem a um aumento de 13,21%.

Leitos ativos na rede própria Unimed entre 17/3 e 14/5

Neste ano, já foram inaugurados dois hospitais próprios até o momento: Hospital Unimed Sul Capixaba (Unidade II) e Hospital Unimed Botucatu (Unidade II), totalizando 202 leitos.

Ainda em 2020, está prevista a inauguração de outros quatro hospitais, totalizando 743 novos leitos à rede própria Unimed. Para o próximo ano, deverão ser abertos mais 4 hospitais, com 555 novas posições.

As cooperativas Unimed vêm investindo, também, em operações remotas com o intuito de tirar dúvidas e promover o atendimento de pacientes com suspeita de coronavírus que não apresentem sintomas graves. Hoje, por exemplo, mais de 70 Unimeds já oferecem alguma solução de Teleconsulta e outras 83 estão aptas a operá-las. Na Unimed Belo Horizonte (MG), por exemplo, que inaugurou sua plataforma em março de maneira bem-sucedida, a ferramenta já foi cedida para a Prefeitura da cidade, por meio de sua Secretaria Municipal de Saúde, para ser disponibilizada também para pacientes do SUS.

Foi inaugurada, também, a Central Coronavírus, serviço de orientação telefônica aos beneficiários Unimed, um canal exclusivo para atendimento e orientações aos clientes sobre a COVID-19, feito por médicos especialmente treinados para essa modalidade de assistência, um atendimento humanizado sem necessidade de agendamento, com os beneficiários podendo fazer as ligações gratuitamente .Em 56 dias de operação entre os dias 17 de março e 12 de maio, o serviço – oferecido pela Unimed do Brasil às cooperativas aderentes – recebeu 54.686 mil ligações, com um total de 25.056 atendimentos relacionados à COVID-19, em uma média diária de 976 chamadas e 447 atendimentos. Entre as cooperativas mais ativas estão as Unimeds Fortaleza (CE), Maceió (AL), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Nordeste Rio Grande do Sul (Caxias do Sul).

E como é de se esperar, todas as cooperativas também estão amplamente engajadas no combate à pandemia em ações das mais variadas. Entre elas, estão a distribuição de máscaras e EPIs gerais para os colaboradores envolvidos no enfrentamento direto e indireto à pandemia, apoio psicológico para os profissionais da linha de frente do atendimento a pacientes, a preparação de materiais orientativos à população, médicos cooperados, funcionários e clientes, criação de e-books e FAQs, arrecadação de alimentos para famílias carentes, campanhas de doação de sangue, testes rápidos para COVID-19 e equipamentos para hospitais locais.

Alguns exemplos:

• Uma parceria da Unimed Porto Alegre (RS) com o governo do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal de Pelotas realizou um trabalho de testagem da população gaúcha visando estimar o percentual de infectados pelo novo coronavírus no estado. O levantamento, ainda em andamento, visa entender a evolução do vírus com o objetivo de oferecer direcionamentos para seu combate.

• Em Maringá (PR), a Unimed local está confeccionando máscaras de tecido em parceria com outras cooperativas da região para serem distribuídas à comunidade local. Inicialmente, foram produzidas e entregues 20 mil máscaras, mas se projeta que este número chegue a 50 mil

• Em Juiz de Fora (MG), a Associação dos Funcionários da Unimed local, com o apoio da cooperativa, criou uma campanha para incentivar doações que serão revertidas na compra de cestas básicas, máscaras e kits de higienes, que serão doadas a entidades assistenciais da cidade

• A Unimed Sul Capixaba promoveu, em Cachoeira do Itapemirim (ES), uma campanha para que os colaboradores da cooperativa doassem sangue à Santa Casa e ao Hospital Evangélico da cidade

“O Sistema Unimed possui abrangência nacional, atendendo a pacientes inclusive em localidades onde, muitas vezes, a rede pública de saúde ainda não está presente. Temos, portanto, uma grande responsabilidade para com a sociedade brasileira neste momento desafiador que estamos vivendo. Estamos buscando aumentar nossa capacidade de assistir às populações em suas mais diferentes necessidades, reforçando nosso princípio fundamental que é cuidar bem das pessoas”, afirma Orestes Pullin, presidente da Unimed do Brasil.
Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.