O Vera Cruz Hospital, em Campinas (SP), inicia 2025 com uma conquista de grande relevância: a acreditação pela Joint Commission International (JCI). Reconhecida mundialmente como a principal credencial de qualidade e segurança no cuidado hospitalar, a certificação reforça o compromisso da instituição com a excelência no atendimento.
No Brasil, apenas 57 hospitais dos 6.805 existentes possuem essa acreditação, segundo dados do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA). A JCI, vinculada à americana Joint Commission on Accreditation of Healthcare Organizations (JCAHO), é referência global há décadas por estabelecer rigorosos padrões de qualidade e assistência na saúde.
Compromisso com a qualidade
“É uma honra sermos reconhecidos por uma instituição de altíssimo nível de exigência, referência mundial no setor de saúde. Essa conquista eleva ainda mais a credibilidade e a confiança de nossos pacientes, que sabem estar assistidos por equipes clínicas de excelência, com padrões internacionais de qualidade e segurança. É o mérito de um time comprometido”, destaca João Paulo Oliveira, diretor-geral do Vera Cruz Hospital.
Claudia Matias, gerente de qualidade do HUB Campinas – Grupo Vera Cruz, ressalta o esforço envolvido na obtenção da acreditação. “Mais de mil elementos foram avaliados em um processo que inclui análise documental, ciclos de melhoria contínua, inspeções nas instalações, estrutura física e operações do hospital. Além disso, enfatizamos a participação ativa dos pacientes em diferentes etapas do atendimento, reforçando nosso compromisso com a qualidade e o cuidado centrado no paciente”, afirma.
Benefícios diretos aos pacientes
Gabriel Redondano, diretor técnico médico do Vera Cruz Hospital, pontua que a certificação traz vantagens diretas aos pacientes. “Ser atendido em um hospital com a chancela da JCI é garantia de cuidado baseado nas melhores práticas nacionais e internacionais. Isso inclui protocolos rigorosos, tecnologia de ponta, protagonismo do paciente no tratamento, acolhimento humanizado e infraestrutura de alta qualidade. O processo de acreditação promove uma cultura de melhoria contínua, beneficiando não apenas os pacientes, mas também os profissionais, parceiros e a sociedade como um todo”, explica.
Para Fábio Fraga, diretor-presidente do Vera Cruz Hospital, a conquista reflete um compromisso coletivo com a segurança e a qualidade. “Não é apenas um título. Trata-se de adotar e monitorar rigorosamente metas e protocolos internacionais que visam reduzir ou eliminar eventos adversos nos serviços de saúde. O Selo Dourado da JCI reconhece a integração entre processos e exige que toda a equipe, incluindo lideranças e profissionais multiprofissionais, esteja em constante evolução”, afirma Fraga.
Como foi o processo de avaliação?
A acreditação foi concedida após uma criteriosa avaliação realizada em dezembro de 2024. Durante uma semana, profissionais independentes do Brasil e dos Estados Unidos, capacitados pela JCI, analisaram as operações do hospital. O selo tem validade de três anos, período após o qual uma nova auditoria será necessária para recertificação.