O Hospital Sírio-Libanês deu início a um projeto voltado para promover a saúde e o bem-estar dos idosos residentes em comunidades vulneráveis de São Paulo. A ação, integrada à frente de impacto social do hospital, tem como objetivo fundamental o suporte ao envelhecimento saudável, proporcionando melhor qualidade de vida para essa população.
Desenvolvido no âmbito do programa Abrace seu Bairro, o projeto visa fomentar a autonomia e a participação ativa dos idosos na sociedade. Com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e do Conselho Estadual do Idoso, a iniciativa busca fortalecer a saúde física, mental e social dos participantes, focando em sua integração plena à comunidade.
Durante a fase piloto, realizada em outubro de 2024, o Núcleo Avançado de Geriatria do Sírio-Libanês, em colaboração com equipes multidisciplinares e profissionais da assistência social do Abrace seu Bairro, realizou um diagnóstico abrangente com 140 idosos, com idades acima de 60 anos. A avaliação envolveu diversas dimensões da saúde (física, mental, nutricional e social), coletando dados fundamentais sobre os desafios enfrentados por essa população. Os principais resultados do diagnóstico foram os seguintes:
- 62% dos idosos apresentam algum grau de ansiedade ou depressão, com quase 8% em níveis extremos;
- 57% enfrentaram perdas financeiras após os 60 anos;
- 58,5% sofrem com dores crônicas, das quais 27,1% consideram as dores moderadas ou intensas;
- 41,4% têm incontinência urinária;
- 22% relataram quedas no último ano;
- 22,1% indicaram sofrer preconceito por sua idade.
Com base nesses dados, o projeto foi estruturado para oferecer atividades personalizadas, visando promover a saúde física, mental e social dos idosos. A primeira turma, composta por 140 participantes, inicia suas atividades em fevereiro de 2025, e há planos de expansão para 250 idosos no segundo semestre, com novas inscrições abertas.
O projeto também está sendo preparado para atender idosos em situação de extrema vulnerabilidade social em São Paulo. A metodologia aplicada na fase piloto será utilizada para realizar um novo diagnóstico, com o intuito de entender as necessidades específicas deste grupo. A partir desse estudo, serão elaboradas estratégias e atividades adaptadas às particularidades dessa população, garantindo um envelhecimento mais digno e saudável.
Além do impacto local, a iniciativa pretende colaborar com o Sistema Único de Saúde (SUS), compartilhando metodologias e dados com a rede pública. O objetivo é integrar as ações ao sistema de saúde existente, promovendo a prevenção e o desenvolvimento de habilidades funcionais para os idosos, e contribuindo para soluções acessíveis e de baixo custo que possam ser replicadas em todo o Brasil.
“O envelhecimento saudável é um direito fundamental de todos os brasileiros, independentemente de sua condição social. Reforçamos nosso compromisso com a promoção da saúde de qualidade, atendendo às necessidades das populações mais vulneráveis e alinhando nossa missão filantrópica às demandas sociais”, afirma Denise Jafet, presidente da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês.