A Santa Casa de São José dos Campos realizou uma das primeiras cirurgias de osseointegração do Brasil. O procedimento, que traz novas possibilidades para o tratamento de pacientes amputados, reuniu especialistas de diferentes regiões do país.
A cirurgia, realizada em 8 de março, utiliza uma técnica que consiste na implantação de uma haste intramedular óssea para conexão direta de uma prótese externa por meio de um sistema de engate. O método elimina a necessidade do encaixe tradicional, o que pode reduzir dores e irritações cutâneas comumente relatadas pelos pacientes.
Equipe médica
Os médicos ortopedistas Dr. Agostinho Esau de Carvalho Faria Filho e Dr. Fabiano Moura realizaram a cirurgia com o apoio de uma equipe que incluiu profissionais das áreas de:
- Oncologia ortopédica
- Cirurgia do quadril
- Cirurgia plástica
“Trabalhamos intensamente para viabilizar essa cirurgia. Contamos com uma equipe experiente e competente, que uniu esforços para realizar um procedimento quase inédito no Brasil”, afirma o Dr. Fabiano Moura, ortopedista da instituição.
Recuperação do paciente
O paciente recebeu alta hospitalar três dias após o procedimento. A técnica utilizada pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida de pessoas amputadas.
O procedimento contou com a participação de presidentes de sociedades médicas e especialistas de diversas regiões do país. A Santa Casa de São José dos Campos mantém investimentos em tecnologia e capacitação profissional para a realização de procedimentos de alta complexidade.