A Rede D’Or inaugurou, nesta semana, a mais avançada Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de ultra complexidade do Brasil, voltada ao atendimento de pacientes críticos, como transplantados e oncológicos graves. 

Instalada no Hospital São Luiz Itaim, em São Paulo, a UTI conta com 12 leitos e uma estrutura exclusiva, equipada com sistemas de monitoramento e tecnologia de ponta. Integrada ao Centro de Transplantes e Cirurgias de Alta Complexidade da Rede D’Or, a unidade será coordenada pela médica e doutora Ludhmila Hajjar, uma das maiores especialistas em cardiologia, emergências e medicina intensiva no país. 

O diferencial desta UTI está no uso de dispositivos de suporte cardiopulmonar avançado, como o ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea). A equipe médica inclui Luciana Tagliari, médica e coordenadora da terapia intensiva respiratória, e profissionais de renome internacional, como Tiago Machuca, médico ereferência em transplante de pulmão. 

Além do atendimento intensivo, a unidade oferece um Centro de Reabilitação Integrado, permitindo que os pacientes iniciem a recuperação durante a internação. A UTI também dispõe de uma sala dedicada a exames point-of-care, que possibilita diagnósticos rápidos e precisos à beira do leito, otimizando o tratamento. 

Outro destaque é a equipe multiprofissional altamente qualificada, com um número de profissionais por leito superior ao das UTIs convencionais, garantindo cuidado mais individualizado e vigilância contínua.  

uti-ultra-complexidade-equipe-rede dor.jpg

“Com uma estrutura altamente tecnológica e uma equipe de referência mundial, estamos ampliando nossa capacidade de atender casos críticos e oferecer tratamentos de ponta”, destacou Paulo Hoff, professor, doutor e presidente da Oncologia D’Or. 

O Centro de Transplantes e Cirurgias de Alta Complexidade, que faz parte do complexo hospitalar da Rede D’Or na região do Itaim Bibi e Vila Olímpia, realizará transplantes de múltiplos órgãos e cirurgias em especialidades como cardiologia, neurocirurgia e oncologia. Com um total de 720 leitos, o complexo é um dos maiores da América Latina.