As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil, vitimando quase 400 mil brasileiros ao ano, e sua relação com a doença aterosclerótica é clara: 62% dessas mortes são derivadas de infarto e acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico, provocados por placas de gordura que bloqueiam a passagem de sangue pelos vasos. Assim como o colesterol LDL, a hipertensão arterial sistêmica e o tabagismo também são os fatores de risco importantes para o desenvolvimento da doença cardiovascular.

O colesterol LDL elevado no sangue é uma das principais causas do acúmulo de gordura nas paredes das artérias, provocando seu ‘entupimento’, ou seja, a aterosclerose, aumentando o risco de eventos cardiovasculares. Além do controle dos níveis de colesterol LDL, é imprescindível que os demais fatores de risco também estejam dentro da meta, como a pressão arterial, a cessação do tabagismo, entre outros.

Por esse motivo, o Hospital Sírio-Libanês e a Novartis uniram-se para desenvolver um projeto com foco na jornada do paciente cardiovascular. “O projeto buscará identificar pontos de melhoria no controle dos fatores de risco, considerando a jornada ideal deste paciente, para trazer soluções que enderecem os pontos mapeados e contribuam ativamente para fortalecer o ecossistema de saúde e o cuidado”, explica Dr. Fernando Ganem, diretor médico do Hospital Sírio-Libanês.

A parceria inédita no Brasil irá traçar um diagnóstico da atual jornada de pacientes com doenças cardiovasculares e definir metas individualizadas para esses pacientes, impactando positivamente na sua sobrevida. Com um modelo disruptivo, o projeto vai cooperar técnica e cientificamente para reduzir os impactos da doença cardiovascular, fortalecendo a estratégia de saúde populacional do Hospital Sírio-Libanês e contribuindo para transformar conhecimento em prática, promovendo um melhor gerenciamento dos fatores de risco envolvidos na doença cardiovascular.

A metodologia do projeto inclui a realização de uma série de workshops em que equipes multiprofissionais vão se debruçar na atual jornada dos pacientes, mapear qual seria a jornada ideal e criar soluções personalizadas com apoio de especialistas em inovação em saúde.  

Para Renato Carvalho, presidente da Novartis Brasil, a parceria reforça o compromisso da companhia em ser um parceiro estratégico para o sistema de saúde brasileiro. “Estamos honrados em dividir tamanho desafio – o de reimaginar o cuidado cardiovascular no Brasil – com um parceiro estratégico como o Hospital Sírio-Libanês, centro de excelência reconhecido no Brasil e no mundo”, afirma o executivo.