Um hospital pode ser palco de jogos e brincadeiras? No Hospital São Vicente de Paulo (HSVP-RJ), a resposta é sim. Durante a Semana da Hospitalidade, realizada em janeiro, pacientes e colaboradores participaram de atividades lúdicas que promoveram acolhimento, empatia e humanização no atendimento.
Ao longo de três dias, a programação envolveu desde jogos recreativos até o Laboratório de Experiências, no qual os profissionais vivenciaram a rotina dos pacientes, experimentando na prática os desafios e sensações de quem passa pelo hospital. “A nossa Semana da Hospitalidade foi muito mais do que uma ação estratégica. Quando nos colocamos no lugar do outro, praticamos a empatia e vivemos o verdadeiro espírito de servir, impactando diretamente a experiência dos nossos pacientes e o engajamento dos nossos colaboradores”, destaca Jullyana Mezabarba, gerente de Hospitalidade do HSVP.
Jogos que conectam e acolhem
Os colaboradores foram convidados a participar voluntariamente da ação e se inscreveram para jogar com os pacientes, que puderam escolher entre dama, Jenga, jogo da velha e jogo da memória. “Criamos momentos especiais que uniram diversão, acolhimento e cuidado, proporcionando uma experiência diferenciada tanto para os pacientes quanto para os colaboradores”, conta Jullyana.
Entre os participantes, a analista da Qualidade Michelle Ozon aprovou a iniciativa: “Foi muito interessante essa dinâmica, pois nos permitiu interagir de uma maneira diferente com os pacientes. A experiência do paciente é um aspecto essencial para nós.”
Vivenciando o impacto do atendimento
No Laboratório de Experiências, os colaboradores passaram por um circuito sensorial que simulava diferentes abordagens nos setores de Hotelaria, Call Center, Nutrição e Atendimento. Em cada estação, eles experimentaram exemplos de atendimentos inadequados e, na sequência, vivenciaram a experiência com o padrão HSVP, pautado em acolhimento, segurança, qualidade e empatia.
“Esse espaço foi pensado para sensibilizar nossos profissionais sobre o impacto de suas ações no dia a dia dos pacientes. Ao compararem um ambiente sujo a um organizado ou um atendimento displicente a um acolhedor, eles percebem na prática o valor de oferecer excelência em cada detalhe”, enfatiza Jullyana.
Palestras e aprendizado contínuo
Além das atividades interativas, a programação contou com palestras sobre acolhimento, cuidado e a importância de um atendimento humanizado e de alta qualidade.
Para a diretora-geral do hospital, Irmã Maria Aparecida Cirico Maciel, a Semana da Hospitalidade reflete os princípios da instituição. “Nosso carisma vicentino nos inspira. O acolhimento, a humanização do cuidado e a busca pela excelência fazem parte da essência do HSVP. Compreender a percepção dos nossos pacientes nos ajuda a aprimorar continuamente nossos serviços.”
Já o diretor executivo Rogério Bartkevicius reforça o impacto da ação: “A programação fortaleceu os laços entre equipe, pacientes e familiares, promovendo aprendizado e conexão com os valores que fazem do HSVP um hospital diferenciado.”