O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP-RJ) acaba de conquistar, pela sexta vez consecutiva, a certificação internacional da Joint Commission International (JCI), a principal agência certificadora de qualidade na área de saúde no mundo. O hospital passou por uma rigorosa avaliação dos processos assistenciais e administrativos, confirmando a manutenção da excelência em conformidade com os exigentes padrões estabelecidos pela JCI. 

Irmã Maria Aparecida Cirico Maciel, diretora geral do HSVP, destaca que a busca por excelência em segurança do paciente é um compromisso da Alta Gestão desde 2008, quando o hospital se tornou a segunda unidade privada do Rio de Janeiro a receber o selo dourado da JCI. 

“O paciente sempre foi o centro do nosso cuidado. Conquistar essa certificação novamente é a confirmação de que nossas equipes estão mais preparadas, comprometidas e amadurecidas para oferecer a melhor assistência. Desde o atendimento inicial até os procedimentos mais complexos, todos demonstram excelência, sempre baseados nos princípios do nosso Carisma Vicentino”, enfatiza. 

Melhoria e humanização do cuidado 

Para o diretor-executivo do hospital, Rogério Bartkevicius, a renovação do selo representa o reconhecimento do contínuo empenho da instituição em melhorar os índices de qualidade e segurança ao longo das décadas. “Isso não significa apenas implementar melhorias, mas sustentá-las ao longo do tempo. A acreditação JCI posiciona o HSVP entre os melhores hospitais do mundo em termos de processos, reafirmando nosso compromisso com a qualidade, não só com nossos pacientes, mas também com nossas equipes. Contamos com tecnologia de ponta e profissionais altamente qualificados, o que nos permite oferecer um atendimento integral, desde o diagnóstico até o tratamento, com total segurança e qualidade”, destaca. 

A diretora técnica do hospital, a médica Karina Tenan, observa que a renovação da acreditação é um incentivo para o contínuo aprimoramento. “Esse reconhecimento reforça a cultura de qualidade do HSVP, construída sobre princípios sólidos como a melhoria contínua e a educação permanente. Estamos sempre em busca de aprimorar os processos que garantem um atendimento eficaz e de alta qualidade, com foco nas metas internacionais de segurança e no monitoramento constante dos indicadores. Parabenizo todo o corpo clínico e a equipe multidisciplinar pelo trabalho que reflete a integração e dedicação no cuidado aos pacientes”, afirma. 

Investimentos e práticas que garantem sustentabilidade e segurança 

De acordo com Vanderlei Timbó, coordenador da Qualidade do HSVP, os avaliadores da JCI destacaram a humanização do atendimento, o comprometimento das equipes e a adesão às melhores práticas assistenciais como os principais pontos fortes do hospital. “Além disso, os investimentos em tecnologias e equipamentos para diagnósticos e tratamentos, principalmente em procedimentos cirúrgicos, e a robustez da infraestrutura hospitalar também foram elogiados. Contudo, a percepção positiva da experiência do paciente foi o maior indicativo de que estamos no caminho certo. Afinal, o paciente é a razão de ser do Hospital São Vicente de Paulo”, afirma. 

A cultura de qualidade no HSVP é o resultado de um trabalho colaborativo entre a gestão da instituição, as Irmãs da Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo e as lideranças hospitalares. São promovidas ações educacionais, auditorias internas e campanhas de adesão a programas de qualidade, abrangendo toda a organização e incentivando a integração entre os departamentos, além da disseminação do conhecimento por meio de seminários e eventos internos e externos. 

Timbó reforça que, além das ações visíveis, há um trabalho contínuo nos bastidores que dá suporte à acreditação, como a manutenção de equipamentos médicos seguros, a melhoria constante da infraestrutura e o rigoroso controle da cadeia de suprimentos, incluindo medicamentos e dispositivos médicos de alta qualidade. “Além disso, contamos com um programa de Tecnologia da Informação e Inovação que sustenta todas as operações do hospital e planos de segurança para garantir a continuidade das atividades e implementar melhorias estratégicas”, explica. 

A instituição obteve pela primeira vez a certificação JCI em 2008 e renovou o selo em 2012, 2015, 2018, 2021 e agora, em 2024.