O Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco, parte da Rede D’Or, recebeu a recertificação da Joint Commission International (JCI), líder global em acreditação de organizações de saúde.
Os padrões da JCI visam promover a melhoria contínua e sistemática em todas as áreas do hospital, impactando diretamente a qualidade do cuidado ao paciente e a performance organizacional.
Como é feita a avaliação?
Em setembro, a unidade, localizada na zona Leste de São Paulo, passou por uma avaliação rigorosa, com a visita de três avaliadores que inspecionaram as práticas do hospital em conformidade com os padrões estabelecidos no Manual da JCI. O processo envolveu o uso de tracer, entrevistas e observações diretas.
Segundo Roberta Pucci, Supervisora da Qualidade do hospital: “O processo de acreditação é essencial para fortalecer a cultura de excelência, segurança e melhoria contínua. Mais do que uma certificação, é um compromisso com padrões rigorosos que asseguram a qualidade dos serviços e a segurança dos pacientes.”
O Hospital São Luiz Anália Franco obteve um excelente desempenho na avaliação, com um relatório final sem nenhuma não conformidade. Entre os destaques estão os padrões de Cuidado Centrado no Paciente, GLD (Governança, Liderança e Direção), SQE (Qualificação e Educação de Profissionais) e IPSG (Metas Internacionais de Segurança do Paciente).
Importância da recertificação
Angélica Di Santi, diretora geral da unidade, complementa: “Essa conquista reflete o compromisso de toda a equipe em oferecer atendimento de excelência. Estamos empenhados em manter os altos padrões exigidos pela JCI e em continuar promovendo a segurança e a qualidade do atendimento.”
Além do São Luiz Anália Franco, outros 21 hospitais da Rede D’Or no Brasil receberam a certificação JCI, de um total de 57 hospitais acreditados no país.