O Hospital São Lucas Copacabana inaugurou o primeiro Centro de Redesignação Sexual da saúde suplementar no estado do Rio de Janeiro. O novo espaço funciona no Centro Médico da instituição, localizado no Shopping da Gávea, na zona sul da capital, e tem como proposta oferecer atendimento especializado e concentrado para pessoas transgênero.

Atendimento concentrado em um só local

A estrutura do centro reúne diferentes especialidades em um mesmo local, com equipe formada por endocrinologista, urologista, cirurgião plástico, psicólogo e psiquiatra. Segundo o hospital, também há profissionais trans entre os integrantes da equipe, com formação voltada ao atendimento desse público.

A iniciativa busca evitar deslocamentos entre diferentes profissionais de saúde e facilitar o acesso ao acompanhamento necessário durante os processos de transição de gênero. O atendimento ambulatorial ocorre às quintas-feiras, das 17h às 20h, mediante agendamento.

De acordo com estudo da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (FMB/Unesp), cerca de 2% da população adulta brasileira – o equivalente a cerca de 4 milhões de pessoas – se identifica como transgênero ou não binária.