O Hospital São Camilo Unidade Pompeia foi oficialmente habilitado pelo Ministério da Saúde para realizar transplantes de fígado. A autorização foi publicada no Diário Oficial por meio da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES/SP). Com essa conquista, a unidade expande sua atuação, que já inclui transplantes de córnea e medula óssea, fortalecendo sua contribuição para tratamentos de alta complexidade. 

Crescimento dos transplantes de fígado no Brasil 

Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), foram realizados 2.365 transplantes de fígado no Brasil em 2023. O relatório do Registro Brasileiro de Transplantes aponta que esse número representa cerca de 10,57% de todas as doações desse órgão registradas na última década, indicando um avanço na área. 

Apesar do crescimento, a quantidade de transplantes ainda está aquém da demanda. No ano passado, cerca de 5.077 pessoas estavam na fila à espera de um fígado compatível, demonstrando a necessidade de ampliar a oferta desse tipo de procedimento no país. 

Impacto da nova habilitação para pacientes 

Para o diretor médico e de práticas assistenciais da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Dr. Fernando Pompeu, a habilitação da unidade Pompeia representa um avanço no tratamento de doenças hepáticas. 

“Estar entre as instituições credenciadas para realizar transplantes de fígado no Brasil é uma esperança para muitas pessoas que precisam tratar doenças como hepatites, câncer, cirroses e outras. O São Camilo, que já possui alta complexidade em várias especialidades, agora passa a ofertar com segurança e excelência mais esse transplante, contando com especialistas de referência”, afirma o médico.