• Home
  • Tecnologia
  • Transformações causadas pela tecnologia vão humanizar a saúde

Transformações causadas pela tecnologia vão humanizar a saúde

A evolução tecnológica vai causar uma grande transformação na medicina daqui a no máximo 15 anos, e essas mudanças vão ajudar a humanizar a saúde. É o que prevê Fabrício Doré, VP Design da Mckinsey, que participou do painel “TED: Evolução Tecnológica e Inovação”, nesta quinta-feira (20), durante o Healthcare Innovation Show 2018.

Doré apontou três grandes tendências do setor no mundo. A primeira delas é o avanço tecnológico. “Os avanços em tecnologia médica estão causando uma mudança na percepção de healthcare, que se aproxima mais da indústria do consumo”, afirmou. “Cada vez mais há uma conexão entre o digital e o físico.”

A segunda tendência é a mudança nos pacientes, cada vez mais abertos a usar tecnologia e a participar ativamente de seu tratamento, fenômeno que atinge toda a população, inclusive a mais idosa. “Com o acesso à informação, há um maior desejo de entendermos sobre nossa saúde. As pessoas estão cada vez mais donas de sua própria saúde.”
Por fim, a transformação dos provedores de saúde é outra tendência. Para Doré, no mundo inteiro a saúde está sob uma pressão muito grande, e a tecnologia vai cada vez mais ajudar os provedores não só a reduzir custos, como também a salvar vidas.

“Acreditamos que nos próximos 5 a 15 anos vai haver uma explosão, uma transformação muito grande. O modelo deve sair dos hospitais, clínicas, e passará a ser mais focado no cliente, em uma visão mais da saúde, e não só da doença”, afirma o especialista. “O que é certo é que a saúde será mais personalizada, mais baseada em dados, e vai ser muito mais humana.”