Dentre as muitas novidades do HIS – Healthcare Innovation Show 2024, um dos destaques foi a realização da segunda edição do Medical Growth Summit (MGS), evento pioneiro voltado para o crescimento de negócios na área da saúde, com a presença de médicos brasileiros e especialistas em estratégias que buscam impulsionar o setor.
O summit contou com um palco exclusivo no evento, oferecendo mais de 10 conteúdos inéditos diariamente.
Com foco em inovações e tendências, o MGS apresentou estudos de caso reais que inspiram o desenvolvimento profissional em todas as áreas, enfatizando o conceito de paciente 5.0, além de promover inovações que conectam usuários e prestadores de serviços por meio de jornadas contínuas que melhoram a qualidade de vida.
“O MGS, sendo uma conferência que reúne médicos e especialistas em growth na área da saúde, se alinha naturalmente com o HIS, que explora desafios globais em saúde e a transformação digital. Um espaço relevante para discutir casos reais e promover o desenvolvimento de carreiras e negócios na área da saúde”, afirmou Paulo Crepaldi, o “PC”, CXO do MGS em entrevista exclusiva para o Saúde Business.
Inteligência artificial e capital humano marcam debates
Entre os principais temas abordados no MGS, a inteligência artificial se destacou de maneira especial. “Sem dúvida, foi um assunto central em todos os palcos, não apenas no nosso. O mais interessante foi observar não apenas a parte teórica, mas também a aplicação prática da IA nos negócios”, afirmou PC.
Além disso, a inteligência artificial foi abordada de diversas formas, desde seu impacto no comportamento e nas práticas da classe médica, até o uso de data science para transformar o atendimento à saúde da mulher. Especialistas também discutiram a comparação entre redes neurais humanas e artificiais, destacando o potencial transformador da tecnologia, mas reconhecendo os limites em relação às capacidades do cérebro humano.
Outro insight importante foi a ênfase no capital humano. Segundo o CXO, ao falarmos sobre saúde, é fundamental considerar tanto o profissional médico quanto o paciente. Essa valorização do ser humano foi uma perspectiva altamente relevante.
As parcerias inovadoras e os ecossistemas colaborativos surgiram como pilares fundamentais para o desenvolvimento de novas soluções. A logística na saúde também ganhou espaço, com palestras focadas em soluções tecnológicas para otimizar processos, como a coleta domiciliar.
O que o público levou do evento?
“Acredito que eles saem daqui empolgados e motivados a se envolver mais com inovação e tendências. O que discutimos não é apenas futuro; já é o presente, e estamos vivendo isso agora”, afirma Paulo.
Para ele, o Healthcare Innovation Show desempenha um papel crucial no setor de saúde, especialmente para os profissionais da área, ao promover uma mudança de mentalidade.
“Eventos como este são essenciais para impulsionarmos essa transformação. O Medical Growth Summit reconhece essa importância, pois queremos que os profissionais de saúde, especialmente os médicos, abracem essa nova mentalidade e entendam o ecossistema atual e o futuro da saúde”, conclui.