O HIS – Healthcare Innovation Show, o maior evento de tecnologia e inovação em saúde da América Latina, começou hoje, 18 de setembro, no São Paulo Expo. Em sua maior edição, que celebra os 10 anos de realização, o evento reúne mais de 100 marcas expondo soluções para o setor e conta com 200 palestrantes que compartilham cases, conhecimentos e tendências do mercado.
Cerimônia de abertura
As inovações começaram logo cedo na cerimônia de abertura do evento. Jay Live Laser Harp tocou ao vivo sua harpa laser, um instrumento único, inovador e tecnológico, que animou os visitantes do HIS. O show também contou com a participação de um violinista, que, junto com ele, apresentou um repertório variado, repleto de clássicos do rock, pop e música brasileira.
Após o show, Juliana Vicente, head do portfólio de saúde da Informa Markets Latam, organizadora do evento, destacou que o principal objetivo do evento é garantir que cada participante aprenda algo novo e aplicável ao seu dia a dia. “Queremos que este evento faça a diferença na vida de vocês”, ressaltou.
Novidades do HIS 2024
Este ano, o evento traz uma série de novidades. “Além dos seis palcos simultâneos, temos algumas novidades muito legais. A primeira é o MGS (Medical Growth Summit), que já existia, mas agora estamos nos unindo para fortalecer sua atuação. Também lançamos o ‘Showcase Experience’, onde os visitantes podem explorar as mais recentes inovações na jornada digital do médico. Outra novidade é a UTI Conectada, que integra todos os sistemas hospitalares para visualização de dados em tempo real”, explica Juliana Vicente.
Leia mais: Revolução digital na saúde: benefícios da digitalização no setor
O evento também conta com um espaço dedicado ao networking, projetado para facilitar conexões entre profissionais do setor, onde os visitantes podem identificar pessoas com interesses em comum por meio de tags temáticas nos crachás. Além disso, o Projeto Insights se destaca: ao final de cada dia, um documento reúne os três principais insights de cada palestra realizada nos palcos do HIS, compilados de maneira acessível e prática com o auxílio de inteligência artificial e da equipe de conteúdo da feira. Esse conteúdo ficará disponível para os visitantes que adquiriram o Executive Pass.
Revolução tecnológica e a colaboração no setor de saúde
O neurocientista e futurista Álvaro Dias, um dos keynotes do HIS, abriu os congressos no palco principal, trazendo reflexões sobre a revolução tecnológica e a crescente matematização das empresas. Segundo ele, para dominar essa nova realidade, é essencial “aprender a pensar matematicamente”, ou seja, entender os princípios gerais por trás das tecnologias e manipulá-los de forma crítica. “A tecnologia é como música, ela tem timing. Sem uma tese sobre para onde as coisas estão caminhando, seremos apenas consumidores cegos”, afirmou Dias.
Ele também destacou a importância da colaboração no desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicáveis à realidade hospitalar e laboratorial. “Hoje, a complexidade das tecnologias, mesmo as mais simples, exige uma abordagem coletiva. A lógica da coletividade é mais importante do que nunca”, concluiu, reforçando sua expectativa de que o evento traga inovações ambiciosas para o setor.
“Na minha visão, este evento está se consolidando como o maior da América Latina no campo da saúde e tecnologia. A cada edição, vejo mais ambição tanto nos conteúdos apresentados no palco quanto nas inovações trazidas pelos expositores”, finaliza.