This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Valor em saúde: o paciente no centro do cuidado

By 17 de junho de 2020 Gestão

Empresa de gestão em saúde, Qualirede, destaca o atendimento em saúde focado em bons resultados

As pessoas estão acostumadas a contar com atendimento em saúde que considera a quantidade de procedimentos realizados como um fator que avalia a qualidade do serviço prestado. Nesse cenário, dados quantitativos ganham destaque: quantas consultas são feitas, quantos partos, quantas cirurgias, quantos pacientes foram socorridos, entre outros. Quando se fala em Valor em Saúde essa relação passa a ter outro enfoque: o paciente é o centro do cuidado. Ou seja, o atendimento passa a levar em conta os resultados que importam para os pacientes, os desfechos clínicos e o custo para atingi-los.

O Cuidado baseado em Valor pode ser visto como uma estratégia para transformar o sistema de saúde por meio da coleta e monitorização dos desfechos e dos custos, do redesenho do processo assistencial em torno de condições clínicas ou segmentos da população, e da mudança no modelo de financiamento que passaria a remunerar por resultado, em vez do modelo atual que remunera por cada atendimento realizado.

A Diretora de Transformação da Qualirede, Dra. Marcia Makdisse, nos fala que valor em saúde são os resultados em saúde em relação aos custos para tal. “Os pacientes, as empresas e os planos de saúde deveriam buscar casa vez mais prestadores de serviços de saúde capazes de medir e demonstrar o valor gerado para os pacientes, criando uma competição baseada em valor, seguindo a lógica proposta pelos professores Michael Porter e Elisabeth Teisberg, da Harvard Business School. Nesta nova forma de competição, os prestadores de melhor qualidade e resultados em saúde teriam vantagem competitiva e os pacientes passariam a ocupar um papel central no sistema. Este conceito é bem diferente do modelo atual, no qual os prestadores são remunerados pelo volume de atendimento sem qualquer impacto da qualidade da assistência prestada na remuneração que recebem”, explica em detalhes Marcia Makdisse.

Quantidade X Qualidade

O conceito de Valor em Saúde ainda é pouco difundido. É necessário que se mude o olhar para que as pessoas e, principalmente, sistemas e planos de saúde passem a considerar que os serviços de alto volume geralmente não apresentem bons resultados, e isso pode ser revertido se o enfoque for o resultado do serviço prestado, assim como relata a Dra. Marcia Makdisse. “Para que isso aconteça, no entanto, seria necessário que as pessoas tivessem acesso às informações de resultados em saúde e custos para possibilitar a comparação entre os prestadores. Informação é chave para a implementação de modelos de atendimento baseados em valor. No cenário de pandemia, o que observamos foi a potencialização de alguns conceitos atrelados à oferta de valor como, por exemplo, a teleorientação, que amplia o acesso das pessoas aos serviços de saúde. Ficou clara a falta que faz termos sistemas de informações interconectados, bem como a dificuldade que é atuar em um sistema que remunera por atendimentos, o que leva a necessidade de novos acordos e autorizações para que se implementem novos serviços digitais”, considera a Diretora de Transformação da Qualirede.

Valor em Saúde na prática

Bons resultados se conseguem com uma coesão em atendimento. O trabalho inicia desde a triagem do paciente, quando ele chega queixando-se de uma dor ou com algum sintoma em evidência. O primeiro passo é uma orientação correta, o segundo, um acompanhamento minucioso. Esse perfil de atendimento já é uma realidade nas clínicas de Atenção Primária à Saúde (APS) da Qualirede, em que o progresso clínico e o bem-estar são prioridades. Todo o tratamento é pautado em um olhar de atenção focado nas linhas de cuidado e colocando o paciente no centro da assistência. Nas clínicas, o usuário é atendido pela equipe de medicina de família. Esses profissionais avaliam se o caso demanda a realização de exames, de alguma medicação ou se tem necessidade de encaminhamento para qualquer outro tratamento necessário. Além disso, o paciente conta com um concierge de saúde, profissional que efetua todo o acompanhamento do percurso do paciente, garantindo apoio e cuidado quanto ao plano de atenção à saúde do beneficiário. Ou seja, o paciente passa a ter uma gestão de cuidado, uma equipe multidisciplinar acompanhando a evolução do processo de saúde ou doença do paciente. O cuidado contínuo e com acompanhamento de um médico de referência, contribuirá com uma longevidade saudável, além de maior qualidade de vida.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.