This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HOSPITALAR 2019 Já emitiu sua credencial gratuita? Clique aqui

Unimed-BH reformula identidade e elabora guia para Governança Corporativa

By 30 de janeiro de 2015 Gestão

Mudanças não são processos fáceis, ainda mais em grandes organizações, como é o caso da Unimed-BH. A cooperativa, que passou por uma reformulação completa de identidade organizacional em 2013, precisava comunicar a nova missão, crenças e valores. Afinal, de que adianta um novo posicionamento se colaboradores, parceiros e clientes não compactuam com a nova estratégia?


Para resolver o problema, a cooperativa formulou o Guia Unimed-BH de Atitudes, Posturas e Relacionamentos, pensado para orientar o comportamento dos diferentes públicos de interesse. A publicação descreve princípios gerais divididos por públicos específicos: médicos cooperados, colaboradores, clientes e mercado, prestadores de serviços de saúde, fornecedores, Sistema Unimed, imprensa e formadores de opinião, poderes públicos.

Não são dimensões pequenas: a cooperativa tem 1,27 milhão de beneficiários, rede de mais de 370 serviços parceiros, mais a rede própria, 3,8 mil empregos diretos, atividades culturais e socioambientais impactando mais de 450 mil pessoas na comunidade… “Nesse cenário, o guia funciona, sobretudo, como um instrumento de gestão para alinhar e balizar os nossos relacionamentos”, explica o diretor-presidente da cooperativa, Samuel Flam.

O impresso foi distribuído a todos os colaboradores e integrantes do corpo clínico das unidades. Em seguida, um curso eletrônico reforçou os conceitos abordados. No total, foram investidos cerca de R$ 15,6 mil.

“Se antes falávamos em oferecer soluções de saúde, hoje enfatizamos o compromisso com o avanço sustentável do setor, por meio de serviços de qualidade, do conhecimento e da inovação”, pondera Flam, a respeito da busca de uma definição mais abrangente dos negócios da organização, “condizente com a própria evolução da Unimed-BH nos últimos anos”.
Também entram na nova equação a ênfase sobre o cooperativismo, a importância das pessoas, a valorização do trabalho médico e o desenvolvimento social. Para isso, o acróstico S.E.M.P.R.E. (satisfação dos públicos, estímulo à inovação, melhoria contínua, participação, responsabilidade social, ética nos relacionamentos) foi formulado e serve de base para sistematizar os valores da nova identidade organizacional.

A ideia é que o guia torne cada público um “guardião” da cultura da cooperativa, preservando não só a identidade, mas também impulsionando a imagem corporativa. Para Samuel Flam, embora a consolidação da cultura organizacional seja um processo de longo prazo, já é possível sentir seus efeitos.

“Temos alguns indicadores concretos nessa direção”, conta. “Em nossa última pesquisa de clima, perguntamos especificamente sobre a identidade organizacional. Nove em cada dez colaboradores conhecem a missão, a visão e os valores, e essa mesma proporção afirma ter orgulho de trabalhar na Unimed-BH.”

Fundamentado e embasado pela identidade organizacional, o conteúdo é escrito em linguagem simplificada e descreve as rotinas de cada grupo de relacionamento, facilitando a identificação de situações de conflito e dando o caminho para resolvê-las. Além, é claro, de transmitir e garantir a adoção de medidas disciplinares relacionadas a eventuais infrações.

O sucesso do manual deverá ser averiguado através de indicadores oriundos do próprio planejamento estratégico da Unimed-BH, monitorados mensalmente, como quantidade e tipo de infrações recebidas e tratadas, áreas e lideranças envolvidas, tipo de medida disciplinar adotada e natureza da denúncia (se procedente ou não), entre outros.

“O Guia de Atitudes, Posturas e Relacionamentos é, antes de tudo, um instrumento de comunicação e alinhamento interno. Essa é uma diretriz que se desdobra em alguns objetivos do nosso mapa estratégico, orientando o nosso planejamento até 2020”, conta Flam.

*Essa reportagem faz parte do estudo “Referências da Saúde 2014”, da revista Saúde Business. Para ler na íntegra a revista, CLIQUE AQUI

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply