This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Treinamento garante a longevidade do atendimento online nas empresas

By 20 de agosto de 2020 Gestão, Profissionais

Nesse novo normal que vem se desenhando no cenário mundial, muitas empresas tiveram que se adaptar para o atendimento online, ou antecipar a entrada definitiva para o ambiente digital.

É preciso zelar pelo relacionamento com os clientes e buscar meios de atendê-los da melhor forma possível, seja fisicamente ou não.  O que foi possível observar, nesse período, é que houve uma maior aproximação devido a esse contato constante via celular ou computador, o que foi recebido com muita positividade, deixando a equipe ainda mais ativa. O resultado foi tão acima do esperado que decidimos lançar um produto digital.

Outro grande exemplo que conseguimos acompanhar de perto, resultado dessa transformação, foi o atendimento realizado através da teleconsulta em que médicos, dentistas, clinicas e hospitais se adaptaram rapidamente para a nova realidade e ainda com uma grande vantagem: sendo aprovados por muitos dos pacientes.

É verdade que se trata de algo desafiador, porque muitos tiveram que correr contra o tempo e o processo exigiu dedicação, empenho, tanto dos gestores quanto da equipe, onde todos estão em busca do mesmo objetivo. O nosso time, por exemplo, durante todos esses meses de pandemia, tem se encontrado virtualmente para compartilhar tecnologia entre um e outro setor. A otimização do tempo é o que tem sido a força propulsora para o engajamento de todos, tanto nas estratégias como nas ações da consultoria.

Diversos outros setores também colecionam mudanças significativas em suas estruturas de atendimento. Houve um grande aumento do delivery e compras online durante a pandemia, crescimento da ordem de 24 milhões de acordo com o Compre&Confie.

Mas para que esse sucesso do online se perpetue é preciso continuar a treinar a equipe e otimizar todas as ferramentas disponíveis deste universo, só assim estaremos alinhados com as demandas do atendimento digital. A gestão de pessoas nesse caso é extremamente importante para garantir que o atendimento seja realizado com o ganho de qualidade e valor agregado ao que já existia.

Secretárias, recepcionistas, profissionais e gestores também participaram deste treinamento específico, para se beneficiarem dessas facilidades do online. Todos geram conteúdo para as redes sociais e já utilizam o Whatsapp Business.

Esse movimento já estava previsto pelo anuário We Are Social de 2019. Em 2020, o mundo ganhou mais de 298 milhões de usuários na internet.  Mas não podemos deixar de lado o treinamento de gestor para gestor, para que seja mantida a excelência dos serviços, independente do offline e online, em que o objetivo é o de atrair clientes com construções sólidas e verdadeiras entre a equipe de trabalho.

Assim como a teoria da evolução de Darwin, sobrevive quem melhor se adapta. Todas essas transformações tiraram as empresas da zona de conforto, mas é exatamente a ‘zona de desconforto’ que faz as companhias se movimentarem em busca de inovações. Hoje, o digital não é  apenas uma opção, mas uma necessidade de todas as empresas.

Sobre Dr. Éber Feltrim

Especialista em gestão de negócios para a área da saúde começou a sua carreira em Assis. Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.