faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Teste de sangue mais rígido para transfusões é adotado

Article-Teste de sangue mais rígido para transfusões é adotado

Incorporação do NAT é esperada por especialistas há 11 anos, por ser mais preciso e reduzir o nº de resultados 'falso negativo'

O Ministério da Saúde vai tornar obrigatório o teste NAT no sangue usado para transfusão, segundo anunciou o coordenador Guilherme Genovez durante assinatura de uma portaria específica.
O teste é uma antiga reivindicação de especialistas, pois traz mais segurança para o sangue usado em transfusões.A técnica permite identificar até traços de vírus pesquisados - HIV e hepatite C e hepatite B. Algo mais preciso do que a técnica atualmente empregada, que localiza a reação do organismo ao vírus, os anticorpos.
Os exames hoje usados elevam o risco da chamada janela imunológica, período em que o indivíduo já é portador do vírus, mas, como não há anticorpos, o teste dá como resultado o "falso negativo".
A incorporação do NAT é esperada por especialistas há 11 anos e anunciada pelo governo há, pelo menos, três. A Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) comemora decisão.
Fonte: com informações do jornal O Estado de S. Paulo