This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Teste de sangue mais rígido para transfusões é adotado

By 13 de novembro de 2013 Gestão

O Ministério da Saúde vai tornar obrigatório o teste NAT no sangue usado para transfusão, segundo anunciou o coordenador Guilherme Genovez durante assinatura de uma portaria específica.
O teste é uma antiga reivindicação de especialistas, pois traz mais segurança para o sangue usado em transfusões.A técnica permite identificar até traços de vírus pesquisados – HIV e hepatite C e hepatite B. Algo mais preciso do que a técnica atualmente empregada, que localiza a reação do organismo ao vírus, os anticorpos.
Os exames hoje usados elevam o risco da chamada janela imunológica, período em que o indivíduo já é portador do vírus, mas, como não há anticorpos, o teste dá como resultado o “falso negativo”.
A incorporação do NAT é esperada por especialistas há 11 anos e anunciada pelo governo há, pelo menos, três. A Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) comemora decisão.
Fonte: com informações do jornal O Estado de S. Paulo

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply