This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

SulAmérica Saúde estimula envelhecimento ativo para segurados acima de 65 anos

By 26 de outubro de 2018 Gestão

No mês em que é comemorado o Dia Mundial do Idoso, a SulAmérica, maior seguradora independente do País, destaca o programa Idoso Bem Cuidado, iniciativa inovadora que promove o cuidado integral de idosos por meio da coordenação de uma equipe multidisciplinar. Mais de 10 mil segurados já foram acompanhados desde o lançamento da iniciativa, em janeiro de 2017.
O Idoso Bem Cuidado é um projeto desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para fomentar um modelo integral e coordenado de atenção aos idosos. Implementado pela SulAmérica como parte do programa Saúde Ativa, a iniciativa oferece a segurados acima de 65 anos o suporte necessário e direcionado para que vivam mais e melhor.
Na prática, isso significa uma gestão integrada de saúde na qual o beneficiário está no centro de uma rede de cuidado formada por uma equipe de saúde multidisciplinar. Médicos generalistas têm o papel de gestores do cuidado dos seus pacientes e os acompanham na cadeia de saúde, sempre que necessário direcionando a especialistas, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos.
A iniciativa implementada pela SulAmérica está alinhada ao aumento de expectativa de vida da população. Segundo o Ministério da Saúde, os idosos representam 14,3% dos brasileiros (29,3 milhões de pessoas) e, em 2030, devem superar a parcela de crianças e adolescentes até 14 anos.
Cuidado coordenado e integral
Manter a longevidade ativa da população passa por cuidar da saúde integralmente em todas as fases da vida e com atenção especial quando a idade avança. O cuidado contínuo e articulado permite ações de educação, promoção da saúde, prevenção de doenças evitáveis, cuidado precoce e reabilitação de agravos. Assim, a população idosa pode continuar atuante na sociedade, com mais qualidade de vida e independência.
“Na SulAmérica, focamos na excelência do atendimento e na promoção da melhor experiência para os clientes. No caso do idoso, nós o olhamos de forma personalizada e integral, visando a manutenção de sua autonomia e qualidade de vida”, avalia o vice-presidente de Saúde e Odonto da companhia, Maurício Lopes. “Essa iniciativa de cuidado coordenado traz maturidade para o trabalho de integração dos agentes da cadeia de saúde para o idoso na companhia”, completa.
Além disso, o usuário tem um consultor de saúde à sua disposição 24 horas por dia, auxiliando-o em situações de dúvidas, intercorrências e urgências, além de receber apoio em caso de internação hospitalar e acompanhamento de enfermeiros para garantir a rotina de exames e orientações para uma vida saudável. Outro diferencial é que seu histórico de saúde é unificado e compartilhado eletronicamente entre os profissionais que o acompanham, evitando desperdícios no sistema de saúde e garantindo uma atenção longitudinal ao segurado.
“Dos idosos participantes do programa, 83% informaram estar satisfeitos nesse primeiro ano da iniciativa”, ressalta a diretora Técnica Médica e de Relacionamento com Prestadores da SulAmérica, Tereza Veloso. “Além disso, registramos uma menor frequência de idas ao pronto-socorro (21%) da população acompanhada no programa em relação a outros segurados da mesma faixa etária. Em virtude do cuidado preventivo com a saúde, as internações dos participantes têm também menor duração (20%) e custo (32%)”, completa.
A iniciativa não tem custos adicionais para os segurados e está disponível em São Paulo, ABC Paulista, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, com previsão de expansão para Brasília e São José dos Campos ainda em 2018. Para participar, basta enviar um e-mail para saudeativa@sulamerica.com.br e registrar o interesse.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply