This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Startup SoluCX inova na gestão da experiência do paciente da Athena Saúde

By 29 de maio de 2020 Gestão

O segmento brasileiro da saúde está em uma transformação digital acelerada. Hospitais, Medicina Diagnóstica e Operadoras estão interagindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de soluções tecnológicas. A holding Athena Saúde, administrada pelo grupo Pátria Investimentos, possui atualmente 14 diferentes marcas e segue em ritmo acelerado de aquisições pelo Brasil. Certamente está entre as maiores empresas de saúde suplementar do país, com um número expressivo de 440 mil beneficiários, concentrando suas bandeiras nos estados do Espírito Santo, Paraná e Piauí, dispondo de uma estrutura composta por operadoras, unidades de pronto atendimento, hospitais e clínicas, que realizam anualmente mais de 3,1 milhões de atendimentos.

A holding trabalha com um plano de atuação focado no segmento da saúde, investindo em infraestrutura, tecnologia e inovação para melhorar a qualidade dos processos de suas marcas. Antes de conhecer a SoluCX, a holding já utilizava o método Net Promoter Score (NPS), no entanto, enfrentava dificuldades para consolidar os resultados de toda sua estrutura em um único sistema. Segundo o Diretor de Tecnologia, Processos e Qualidade da Athena Saúde, Eduardo Margara, ao conhecer a startup SoluCX foi possível perceber a possibilidade de visualizar relatórios mais consolidados nas diferentes jornadas dos pacientes.

“Procurávamos uma ferramenta que atendesse nossa necessidade de consolidar resultados da holding , mas que também, nos possibilitasse realizar o Drill Down por operadoras de saúde e hospitais nas diferentes jornadas de cada paciente. A SoluCX nos deu total suporte durante a integração, o que foi muito rápida, mesmo envolvendo 14 diferentes bandeiras e seus sistemas de gestão”.

Atualmente a nossa plataforma recebe mensalmente das marcas da Athena Saúde mais de 200 mil atendimentos de diferentes setores, consolida as informações em tempo real e distribui automaticamente nas hierarquias configuradas, tudo isso em apenas uma única plataforma. Tal fato possibilita à holding monitorar suas aquisições com mais assertividade e tomar decisões estratégicas nos projetos de melhoria.

A nova estrutura de monitoramento, permite à holding obter mais de 350 resultados de NPS em tempo real. A extração das informações, que antes levavam de dois a três dias para serem obtidas, com implantação da plataforma SoluCX, passa a ser de apenas vinte segundos com no máximo cinco cliques. Além disso, as marcas são integradas via REST API com a finalidade de receber e devolver todas as informações coletadas na pesquisa para um BI e Command Center .

De tal forma, o método NPS possibilita a Athena Saúde entender o nível de lealdade e satisfação dos seus beneficiários, percepções assertivas que podem ser utilizadas para aumentar suas receitas, gerando fidelização em razão da melhoria nos seus processos. A recomendação de um familiar ou amigo impacta na tomada de decisão, e pacientes promotores são mantidos quando pensamos nele em todos os momentos.

Dados do setor

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil está entre os gigantes mercados mundiais, com uma estimativa populacional acima de 210 milhões, expectativa de vida de 75,7 anos e índice de desenvolvimento humano (IDH) de 0,759.

Nessa perspectiva, os gastos públicos em 2015 representaram 3,8% do PIB brasileiro e, somando os privados, ultrapassaram 8%, conforme o relatório “Aspectos Fiscais da Saúde no Brasil”, divulgado pelo Banco Mundial e adaptado pelo Tesouro Nacional.

Recentemente a Federação Brasileira de Hospitais (FBH) e a Confederação Nacional de Saúde publicaram o relatório “Cenário dos Hospitais no Brasil” revelando que existem mais de 6.700 hospitais particulares, filantrópicos e públicos. Juntamente, o Sistema de Informações de Beneficiários (SIB) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informou em março desse ano que mais de 22% dos brasileiros possuem um plano de saúde.

Sobre o autor

Alan Reis é Business Development Coordinator da SoluCX

Referências utilizadas

ANS – AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR. Beneficiários de planos privados de saúde, por cobertura assistencial. Disponível pelo site, acessado em 21 de julho de 2019.

FBH – FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPITAIS. Cenário dos hospitais no Brasil. Disponível pelo site, acessado em 21 de julho de 2019.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. População do Brasil. Disponível pelo site, acessado em 22 de julho de 2019.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Países. Disponível pelo site, acessado em 22 de julho de 2019.

TESOURO NACIONAL. Aspectos Fiscais da Saúde no Brasil. Disponível pelo site, acessado em 22 de julho de 2019.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.