faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

SP: Santa Casa realiza exame de alta complexidade para acientes do SUS

Article-SP: Santa Casa realiza exame de alta complexidade para acientes do SUS

O ultrassom intracoronário, um exame utilizado para o diagnóstico de doenças nas artérias do coração, passou a ter um Centro de Treinamento Prático na Santa Casa de São Paulo, onde médicos cardiologistas intervencionistas poderão aprender e aplicar todas as etapas que envolvem este procedimento.

Segundo a instituição, a parceria da Santa Casa de São Paulo com a empresa Boston Scientific Corporation vai possibilitar que pacientes do SUS, com indicação para este procedimento, possam realizar o ultrassom intracoronário, uma vez que o Sistema Único de Saúde não cobre este procedimento.

De acordo com a Santa Casa, esta parceria é muito importante, pois permitirá um diagnóstico mais preciso da doença coronariana, otimizando e aumentando a segurança e efetividade de seu tratamento percutâneo, através de cateter, além de alavancar pesquisas nesta área dentro de nossa instituição, sem custo nenhum para a Santa Casa.

Desde março deste ano, cerca de 25% das intervenções coronarianas, as angioplastias, são realizadas guiadas pelo ultrassom intracoronário e aproximadamente 20% dos cateterismos diagnósticos são complementados com imagens de ultrassom intracoronário.

Nesta primeira turma, dois médicos cardiologistas intervencionistas de outras instituições participaram deste curso prático, que tem a duração de dois dias inteiros.

Apesar de somente a equipe de cardiologistas intervencionistas da Santa Casa ter acesso ao paciente, estes médicos participam ativamente, em sala e em campo cirúrgico, da montagem e operacionalidade de todo sistema de ultrassom intracoronário, interagindo ativamente na discussão e definição da estratégia de tratamento no que diz respeito às imagens obtidas através do ultrassom intracoronário.

Já existe lista de espera e a procura é grande por parte de profissionais de todo o Brasil. Em julho, uma nova turma será constituída. O planejamento inicial é a de que a cada 21 dias médicos possam aprender na prática a utilizar o ultrassom intracoronário, importante ferramenta do dia a dia na cardiologia intervencionista.

TAG: Hospital