This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Solutis conquista em tempo recorde CMMI3 com contexto Agile

By 24 de agosto de 2020 Gestão
Com processo totalmente remoto e em apenas dois meses, companhia atesta nível de maturidade em desenvolvimento e sustentação de software baseado na metodologia Agile com Scrum

A Solutis, tech partner brasileira que tem como objetivo acelerar a jornada digital dos seus clientes, acaba de conquistar a certificação CMMI3 para seus Studios distribuídos de Desenvolvimento Ágil, com framework Scrum. O reconhecimento do modelo de maturidade em desenvolvimento de software foi conquistado durante o período de quarentena imposto pela pandemia de Covid-19, o que exigiu que a empresa certificadora e a Solutis adequassem os processos ao trabalho totalmente remoto.

Carol Passos, líder do projeto de CMMI3 da Solutis, conta que o processo teve mais engajamento dos colaboradores do que outros esforços de certificação já realizados na Solutis. A conquista do CMMI3-DEV veio em apenas dois meses – 65% mais rápido do que o prazo originalmente planejado.

“Conduzir esse projeto em meio ao cenário conturbado que nos foi imposto era algo inovador. O desafio ia além de conduzir reuniões remotas. Era preciso levar todos os processos para o novo modelo de trabalho a distância”, explica Carol. “Nossos colaboradores abraçaram o desafio e o resultado foi uma certificação inovadora, baseada no método Agile de desenvolvimento e sustentação de software, em tempo recorde”, celebra.

A Solutis contou com a consultoria ProMove Soluções, especializada em certificações CMMI, para ajudar no processo. Inicialmente, as horas de consultoria e auditoria seriam entregues presencialmente. Com o isolamento social, o processo foi reorganizado e o consultor também trabalhou remotamente. “Trabalhar o processo com o consultor, mesmo a distância, foi muito simples”, afirma Carol, destacando que o fato de o profissional não precisar se deslocar, além de evitar viagens, permitiu que o projeto fosse iniciado imediatamente. O mesmo valeu para os 29 colaboradores envolvidos com o projeto. Líderes, SCRUM Masters, POs, desenvolvedores, testadores, analistas de requisitos e o time de gestão, design e operações registraram produtividade acima da média. “Foram utilizadas as horas planejadas, com pouquíssima ou quase nenhuma hora extra”, destaca Carol.

Experiência com desenvolvimento ágil, Scrum e DevOps

Desde 2017 o Studio Solutis trabalha com metodologia ágil para o desenvolvimento de projetos de software. Além disso, desde o ano passado a empresa investe na adoção do framework Scrum para o gerenciamento de seus projetos. “Isso tudo, somado às práticas DevOps em uso nos Studios DEV, tornou o processo ágil aderente ao modelo CMMI mais leve e rápido”, afirma Carol, revelando que a empresa configurou as ferramentas que já utilizava de forma a guiarem o processo com essas boas práticas.

Além de reconhecimento

Com a certificação, o Studio Solutis passa a contar com o selo CMMI3-DEV baseado em Agile com Scrum. De acordo com Carol, o certificado representa um importante diferencial competitivo. No entanto, diz ela, talvez o maior ganho com o CMMI venha justamente no impacto que ele teve sobre o time da Solutis. “O desafio do CMMI entrou no universo do home office como um catalisador. Ele não apenas estimulou o trabalho dos envolvidos, mas teve influência importantíssima nas relações entre os colaboradores”, avalia a líder do projeto.

De outro lado, o modelo CMMI conseguiu otimizar ainda mais o nosso processo ágil. “O que parecia não ter onde ser melhorado, foi otimizado. Ao mapear o processo detalhadamente para encaixar as práticas CMMI, identificamos deficiências que não estavam tão claras. Alcançamos um nível de excelência nunca visto.”

Para completar, o novo processo aderente ao CMMI3 nivelou o conhecimento entre todos os colaboradores envolvidos. “O compartilhamento de informação e experiências nivelou por cima o conhecimento de todo o time”, afirma, acrescentando que agora fica o desafio de disseminar esse conhecimento para o restante dos mais de 700 colaboradores que compõem o time de “Soluters”.
Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.