This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HOSPITALAR 2019 Já emitiu sua credencial gratuita? Clique aqui

Seguros Unimed envolve stakeholders no planejamento estratégico

By 15 de janeiro de 2015 Gestão

Quando decidiu revisar o seu plano estratégico, a Seguros Unimed tinha como principal objetivo definir uma visão de longo prazo calcada na sustentabilidade. Assim, o planejamento estratégico contou com a colaboração de diferentes áreas da empresa, bem como parceiros. 

LEIA MAIS:
Conheça as instituições Referências da Saúde 2014


Assim, o projeto Ciclo de Revisão do
Planejamento Estratégico 2014/2020 levou em conta os desafios socioambientais que estão nas agendas e pautas de clientes, corretores, colaboradores do sistema Unimed. “As discussões foram realizadas de maneira colaborativa com diversas áreas e por segmento de negócio, com o intuito de construir uma estratégia representativa e inclusiva. Esta integração também está presente em ações de melhorias, projetos e indicadores de sucesso das metas de negócio da companhia para 2015”, destaca o presidente da Seguros Unimed, Rafael Moliterno Neto.
Para realizar o projeto, que teve a princípio um sistema de gestão estratégica implantado em 2011, a empresa contou com o apoio da Rever Consulting, que preparou um diagnóstico de sustentabilidade. Ali, foram desenhadas as práticas e prioridades sustentáveis que mais se adequavam ao contexto de crescimento da empresa, levando em conta temas que tivessem aderência às expectativas dos stakeholders. 
Depois do diagnóstico dos riscos e oportunidades, o ciclo de revisão foi realizado em 2013 e teve como principais norteadores os compromissos: Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI) – estabelecidos pela Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP-FI) – e o Modelo de Excelência de Gestão, estabelecido pela Fundação Nacional da Qualidade. 
“A Seguros Unimed também voltou esforços para o reposicionamento de sua marca no mercado e no sistema Unimed”, conta Moliterno Neto. Em 2013, a empresa usou ainda a Ernest & Young para realizar uma auditoria independente e verificar a eficiência dos controles administrativos e analisar as demonstrações financeiras apresentadas a todas as partes envolvidas no negócio. 
Sem revelar valores, o presidente conta que foi preciso investir em despesas diversas para workshops internos, contratação de consultoria para revisão dos direcionadores estratégicos, produção de materiais e campanhas de comunicação. “A seguradora também criou a Secretaria de Governança, com o objetivo de estruturar as reuniões executivas e comitês da companhia, bem como desenvolver políticas, regimentos, normas e manuais”, conta o presidente.
Para que o planejamento estratégico retratasse a realidade da organização e, de fato, envolvesse todas as áreas, foram realizados 22 workshops, com 337 colaboradores diretamente envolvidos, 2.340 horas de discussão, 465 ações propostas – sendo 120 voltadas para clientes e 79 intenções de projetos. 
Segundo Moliterno Neto, o principal desafio de implementar um projeto dessa natureza é a falta de contextualização do tema sustentabilidade na rotina e atividade da empresa. Ele conta que, em 2014, com a conclusão do “Fortalecimento da Gestão por Processos”, feito em parceria com a PwC, foi possível identificar, a partir do mapeamento de 100% da cadeia de valor, os fluxogramas e documentos normativos dos processos atuais, além de apresentar recomendações de melhorias em forma de planos de ação. 

O projeto segue e, anualmente, a
Seguros Unimed revisa seu planejamento estratégico e redefine metas e direcionadores que estruturam o mapa de diretrizes. A empresa adota o modelo cíclico PDCA (Plan, Do, Check e Act). Para Moliterno Neto, os esforços da seguradora nos próximos anos terão como focos seis temas, definidos no planejamento: Qualidade do Serviço e Atendimento; Inovação de Produtos e Serviços Responsáveis; Educação e Comunicação para Clientes; Gestão da Cadeia de Valor; Privacidade e Segurança de Dados de Clientes e Gestão de Rede Direta.
Essa reportagem faz parte do estudo “Referências da Saúde 2014”, da revista Saúde Business. Para ler na íntegra a publicação, CLIQUE AQUI
Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply