This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

SaúdeX cria protocolos simples para retorno ao trabalho

By 30 de setembro de 2020 Gestão

Soluções customizadas podem atender todos os tipos de negócio. Empresa atua em 3 frentes específicas: protocolo, monitoramento e testagem

Em março, quando o período mais restritivo da pandemia do novo coronavírus teve início, muitas pessoas se perguntavam: como será a volta ao trabalho presencial? Essa pergunta ainda não tem uma única resposta correta, mas estamos cada vez mais próximos de um novo normal e, com isso, a preocupação do retorno às atividades se torna cada vez mais presente. O coronavírus continua por aqui e teremos que aprender a conviver com ele no futuro. A abertura do comércio e empresas já faz parte das medidas adotadas pelos governadores e prefeitos. Para as empresas, o desafio é manter a continuidade dos negócios, ao mesmo tempo que garante a segurança de sua equipe e clientes. Por isso, criar protocolos rígidos de segurança é parte fundamental desse retorno.

Além das medidas impostas pelas normas regulamentadoras, que tornaram obrigatórias uma série de medidas de prevenção, mitigação e controle da Covid-19, as empresas deverão ter seus processos minunciosamente pensados para que a prevenção seja efetiva na sua realidade. E mostrar assertividade, sabendo transmitir informações, engajando os trabalhadores nas medidas de prevenção para que se sintam seguros e confiantes na volta ao seu dia a dia.

Co-fundadora da Lynx, empresa que desde 1996 auxilia empresas a desenvolverem projetos com impacto positivo exponencial, a Dra. Bettina Grajcer desenvolveu um plano de resposta à COVID-19, com ações planejadas para proteger os funcionários e a empresa. Nasce, assim, o SaúdeX, uma plataforma com base médica científica que prepara empresas e equipes para operarem com segurança, com procedimentos para identificação precoce de casos da doença, rastreamento de contatos e prevenção.

Para a Dra. Bettina Grajcer, fundadora do SaúdeX, o mais importante, neste momento de retomada, é a organização. “O fundamento do nosso trabalho está na base médica e científica. Nós não inventamos ou supomos soluções. Todos os procedimentos foram pensados à exaustão, de maneira que gestores de empresas se preocupem com a parte prática do retorno de seus funcionários”, afirma. “Nosso trabalho é ficar com a parte mais complicada, garantindo que todos voltem às suas funções de maneira segura. Mais do que nunca estamos conscientes do papel e da responsabilidade de cada um de nós, pessoas físicas e empresas e, por isso, desenvolvemos uma solução rápida, simples e, principalmente, acessível”, completa.

O SaúdeX é dividido em três frentes de atuação:

  1. Protocolos – Nesta frente, o SaúdeX cuida da criação de procedimentos para prevenção, identificação precoce de infectados e proteção eficaz dos funcionários. São protocolos que se adaptam às necessidades de cada empresa e englobam a criação de matriz para classificação de risco e organização de calendário para retorno ao trabalho dos funcionários, treinamento do time, mobilização dos colaboradores, elaboração de cartilha com medidas de higiene e prevenção e desenvolvimento de política e procedimentos para monitoramento, testagem e isolamento de suspeitos. 
  1. Monitoramento – Para evitar o contágio, é preciso evitar o contato. O SaúdeX desenvolveu uma ferramenta exclusiva que permite identificar precocemente quem está infectado e mapear os seus pontos de contato. Na plataforma, totalmente online, há um chatbot que estabelece uma conversa fácil e rápida com os funcionários e traz perguntas que eles devem responder todos os dias antes de sair de casa. Desta maneira, a empresa pode monitorar sintomas e informações de saúde. Com isso, é possível identificar rapidamente os possíveis riscos e conectar imediatamente os protocolos e medidas para cada caso – partindo de testagem e passando por outras recomendações. Com um Dashboard customizado, o gestor tem acesso aos dados em tempo real, possibilitando uma rápida atuação.
  1. Testagem – Testar é uma forma de proteger colaboradores e o negócio. Identificar rapidamente os infectados e seus contatos, testando todos, garante a manutenção da operação com segurança e evita afastamentos desnecessários. O SaúdeX conta com uma rede nacional de parceiros que permite oferecer o tipo de teste mais adequado para cada empresa. Numa operação in company, a empresa oferece opções inovadoras que possibilitam a redução de custos para testagem em larga-escala.
Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.