This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

ROI de programas de saúde populacional chega em quatro anos

By 22 de janeiro de 2015 Gestão

Executivos do setor de saúde preveem que o retorno sobre investimentos em programas de saúde populacional chega em dois a três anos, segundo constatou pesquisa da KPMG.

As ACOs americanas (Accountable Care Organizations) e outras instituições que seguem o modelo de pagamento baseado por valor estão impulsionando tais ações e tem incentivado uma maior colaboração e integração entre os profissionais de saúde e seus pacientes. 


Cerca de 36% dos 296 respondentes citaram que cuidados preventivos geram os maiores benefícios clínicos aos participantes de programas de saúde. Outros 23% apostam nas evidências baseadas em protocolos clínicos para aprimorar a eficiência do cuidado e 21% mencionaram o gerenciamento de crônicos como fator de melhoria assistencial.

Apenas 24% consideram que seu acompanhamento populacional seja maduro; 38% acreditam que estão progredindo neste quesito; 23% estão em fase inicial; e 15% percebem que ainda não desenvolveram capacidades para a gestão de saúde populacional.

Cerca de 20% esperam que os investimentos em TI, dados e ferramentas de analytics gerem retorno em um ou dois anos. Outros 36% preveem que esses investimentos sejam recuperados entre três a quatro anos; 29% estimam cinco ou mais anos. Apenas 14% não esperam recuperar a totalidade do que foi gasto. 

 
Não é surpresa que os custos aparecem para 42% dos entrevistados pelo estudo da KPMG como o maior desafio para implementar programas de saúde populacional. O segundo aspecto citado (25%) refere-se ao conforto dos médicos com a nova abordagem desses programas, seguido pela interoperabilidade com outros prestadores (19%) e o trabalho de se chegar a um consenso sobre a forma de pagamento (14%).

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply