This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

RH: Transtornos de ansiedade podem aumentar durante pandemia

By 1 de julho de 2020 Gestão
ansiedade-insônia
Saiba como o RH pode atuar no momento e as ações realizadas nas empresas

Segundo dados divulgados em 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está no topo da lista em número de pessoas ansiosas do mundo. Cerca de 18,6 milhões de brasileiros convivem com o transtorno. Segundo alguns especialistas esses números podem aumentar ainda mais devido ao cenário mundial acerca da pandemia do coronavírus.”Esse momento de recolhimento social e do afastamento físico entre as pessoas podem sim fazer com que os transtornos de ansiedade se intensificam nesse período. A preocupação com contas, desorganização da rotina, medo, estresse sentimento de solidão e o próprio afastamento podem ser gatilhos, principalmente para quem já sofre de ansiedade”, avalia Celson Hupfer, especialista em psicologia social e CEO da C o n n e k t , plataforma inteligente de recrutamento digital.

Ainda segundo o especialista, as empresas e os setores de RH têm um papel fundamental nesse momento de crise, pois eles também são responsáveis pelo bem-estar dos colaboradores.

No caso da H e r o S p a r k , solução para empreendedores digitais, por exemplo, a empresa organizou um Café da Manhã, por vídeo, que acontece às sextas-feiras. A ideia é que os funcionários possam continuar o contato falando sobre as novidades da semana e as expectativas para as próximas, assim como troca de dicas de filmes, séries e livros, assim como outros assuntos que não envolvam o trabalho.

Já na M o b i l l s , startup de gestão de finanças pessoais, uma das principais iniciativas é que eles continuam fazendo ginastica laboral semanalmente, só que por vídeo. A atividade acontece todas às quartas-feiras e dura entre 20 e 30 minutos. Além disso, todos os colaboradores começaram a ter acompanhamento quinzenal com uma psicóloga para ter auxílio de como enfrentar este momento com o apoio de uma profissional capacitada.

Outras empresas como a i u g u , startup de tecnologia de meios de pagamento e a primeira plataforma online de automação e gestão financeira do Brasil; Q u i t e J á , plataforma digital de renegociação de dívidas; e a edtech G a m a A c a d e m y , também realizam atividades durante a quarentena, com momentos virtuais para descontração, Happy Hour, disputa de jogos online e práticas de yoga e mindfullness.

Dicas de como cuidar dos colaboradores

Para cuidar dos aspectos físicos e psicológicos, assim como o desempenho diário dos colaboradores, a Larissa Ruza, psicóloga e coordenadora de marketing de recrutamento da Connekt separou algumas dicas, confira:

1- Realize programas que visam o bem-estar do colaborador

Tanto o RH como os empreendedores devem pensar em programas ou até mesmo surpresas que visam o bem-estar dos funcionários, alguns exemplos são jogos, salas de bate papo, Happy Hour improvisados e até, envio de pequenos mimos e demonstrações de lembrança, afim do colaborador ter em mente que não está sozinho.

2- Conheça o time

Troque conversas e vá atrás de saber o que sua equipe gosta e como estão se sentindo, esse é o primeiro passo para entender o que fazer por eles em um momento como este.

3- Atividades físicas

Já foi comprovado que as atividades físicas colaboram para o bem estar psicossocial, com isso, busque oferecer programas e possibilidades para a equipe participar, como atividades de meditação, exercícios, dança ou mesmo ginástica laboral.

4-Comunicação entre as equipes

Induza a conversa entre as equipes. Uma proposta de jogos, conversas sobre gostos e assuntos em comuns podem ser a chave para o sentimento de bem-estar e pertencimento, assim como pode aumentar a produtividade e criatividade da equipe.

5- Telemedicina

É importante pensando na saúde tanto física como psicológica da equipe, hoje, muitas empresas têm adotado esse esquema, o principal são as avaliações e contatos com psicólogos para o cuidado da equipe e dos próprios líderes.
Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.