A Federação Brasileira de Hospitais (FBH) realizou, nesta quarta-feira (5), a eleição para a nova composição da sua Mesa Diretora. Para o triênio 2025-2028, a entidade será presidida por Reginaldo Teófanes, atual presidente da Associação dos Hospitais do Estado de Minas Gerais (AHMG) e gestor do Hospital Santa Rita (MG). Já o cargo de secretário Geral da instituição continuará com Aramicy Bezerra Pinto, atual presidente da Associação de Hospitais do Estado do Ceará (AHECE).
Teófanes tem uma sólida trajetória na gestão hospitalar e no associativismo. Atualmente, preside a Associação dos Hospitais do Estado de Minas Gerais, sendo uma referência na defesa dos interesses do setor. Médico, com formação em Administração Hospitalar e especialização em Gestão de Saúde, Teófanes tem atuado ativamente na busca por políticas públicas e estratégias para o fortalecimento dos hospitais privados, com foco na sustentabilidade financeira e na melhoria dos serviços prestados.
“Nosso compromisso é de não apenas dar continuidade, mas de avançar em uma gestão pautada pela inovação, pelo fortalecimento institucional e pela ampliação da representatividade dos pequenos e médios hospitais no cenário nacional. Vamos trabalhar para que a FBH se fortaleça ainda mais em seu papel como uma das principais interlocutoras do setor hospitalar brasileiro”, frisou Reginaldo Teófanes.
Continuidade e novos desafios na representação hospitalar
Teófanes assume o posto anteriormente ocupado pelo médico urologista Adelvânio Francisco Morato, que esteve à frente da instituição nos últimos seis anos. Entre os compromissos assumidos pelo novo presidente está o de manter o protagonismo da instituição no fortalecimento da rede hospitalar brasileira, intensificando o diálogo com os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário na busca por soluções para o setor.
A entidade seguirá atuando como suporte essencial para os hospitais privados do país, segundo Morato, com foco especial nos pequenos e médios estabelecimentos – aqueles com até 100 leitos –, que representam cerca de 70% da rede hospitalar nacional, composta por 4.500 unidades.
Para 2025, entre os grandes eventos previstos, está a realização da 15ª Convenção Brasileira de Hospitais, evento pioneiro da FBH, que acontecerá em julho, na cidade de Florianópolis (SC).
Pioneirismo
A Federação Brasileira de Hospitais é uma entidade pioneira na defesa e qualificação da rede hospitalar privada brasileira. Há mais de cinco décadas, trabalha ativamente para fortalecer o setor, sendo, de forma reiterada, uma das três entidades com assento no Conselho Nacional de Saúde (CNS), principal órgão deliberativo das políticas de saúde no Brasil.
Nos últimos 12 anos, a FBH retomou seu protagonismo, consolidando-se como uma das principais forças representativas da saúde no país. Desde então, a entidade tem atuado como porta-voz dos hospitais privados e filantrópicos na busca por sustentabilidade financeira e aprimoramento da qualidade dos serviços prestados à população.
A entidade também tem se destacado na produção de publicações técnicas essenciais para o setor, como os estudos:
“Cenário dos Hospitais no Brasil” – analisa o perfil, a localização das unidades hospitalares do país, assim como a dinâmica de fechamentos e aberturas de hospitais e leitos;
“Guia LGPD” – auxilia as gestões no cumprimento das obrigações estabelecidas na Lei Geral de Proteção de Dados”;
“Manual do Gestor Hospitalar” – na quarta edição, reúne artigos de especialistas para capacitação e aprimoramento da gestão hospitalar. O material foi traduzido para o inglês e vem sendo apresentado em eventos internacionais da International Hospital Federation (IHF).
Representação internacional
No campo da representação internacional, a FBH também recolocou o Brasil na principal mesa de discussões e negociações sobre o futuro na saúde hospitalar mundial, ao passar a ser membro, em 2023, do Conselho Administrativo da IHF, sendo a única instituição do país associada.
Como resultado dessa participação expressiva, a FBH trouxe para o Brasil, em 2024, para a cidade do Rio de Janeiro, o 47° Congresso Mundial de Hospitais, possibilitando ao país ser anfitrião de especialistas e gestores de mais de 160 países.
Qualificação profissional como pilar estratégico da entidade
Na área de qualificação profissional, FBH criou um departamento específico, em parceria com a Organização Nacional de Acreditação (ONA), dentro da instituição. Essa iniciativa de levar qualificação foi ampliada em 2024 para os hospitais prestadores de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de uma colaboração estratégica com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), formalizada durante o Congresso Mundial de Hospitais.
“Estamos muito satisfeitos com o excelente trabalho realizado nos últimos seis anos. São muitos legados importantes para a instituição, que se refletem em diferentes frentes de atuação, desde a produção de eventos nacionais e internacionais, passando por presença marcante no Congresso Nacional, nos principais fóruns mundiais sobre o setor e em parcerias bem concretizadas para promover qualificação”, destacou o ex-presidente, Adelvânio Morato.
Nova diretoria
Além do presidente e do secretário geral, a chapa vencedora é composta pelos vice-presidentes: Maurício Souto Maior (AHESC), Francisco José Santiago (APH), Rui de Oliveira Costa (AHEAL), Juliano Esteves Viana (AHECE), Gilmar Ferraz de Oliveira (AHMG), Fernando Honorato (AHEGO), Tárcio Marques Cavalcante (ANH), Graccho Alvim (AHERJ), além de Adelvânio Morato, como diretor Tesoureiro; Erivaldo Cavalcante (AHEAL), como secretário adjunto; e Marcelo Rego da Rocha (AHECE), como diretor tesoureiro adjunto.