This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

+100 PALESTRANTES Saiba quem estará nos palcos do HIS19. 🎙 Clique aqui

Projeto visa capacitar jovens líderes da saúde para gerir o setor nos próximos anos

By 25 de abril de 2019 Destaques, Gestão

Após identificar a necessidade de formar bons gestores para comandar a saúde brasileira, Eduardo Santana, fundador e diretor executivo da Nobre Saúde, uniu-se ao CBEXs (Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde) para a construção de um projeto inovador que promete capacitar esses profissionais transformando-os em grandes líderes. Nomeada CBEXs Futuro, a proposta reúne 39 profissionais com até 39 anos de idade para uma formação altamente qualificada ao longo de 2019.

“Em uma conversa com Francisco Balestrin, presidente do Conselho Administrativo do CBEXs, e Luiz Felipe Costamilan, diretor executivo do Colégio, falamos sobre a carência de um espaço para reunir e formar jovens executivos de saúde. Foi quando começamos a desenhar o CBEXs Futuro”, explica Santana, idealizador do projeto, destacando que a maioria das graduações em saúde estão focadas na transmissão de conhecimento técnico, e não de conhecimentos de gestão.

“O profissional sai muito bem capacitado a atender seus pacientes, mas muitas vezes terá sua própria clínica ou assumirá cargos de gerência em hospitais”, complementa. “Ocorre com frequência do melhor cirurgião do hospital assumir a diretoria do centro cirúrgico. Porém, ele pode ser um excelente cirurgião, mas não um excelente gestor. E o resultado dessa decisão nem sempre é positivo. Precisamos entender que não é um problema ter um cirurgião gerindo o centro cirúrgico desde que ele tenha habilidades de gestão para tornar a instituição mais eficiente”, explana.

Para Balestrin, a iniciativa foi uma surpresa muito positiva. “O Eduardo foi um dos inspiradores desse programa, um jovem executivo que compõe a nossa casa. Quando ele apresentou essa proposta junto ao Luiz eu me senti atropelado pela ousadia dessa juventude”, declarou durante o primeiro encontro do CBEXs Futuro realizado dia 5 de fevereiro na FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

“Nossa expectativa está muito alta. Começamos pequenos, com os pés no chão, analisando o interesse desses profissionais em integrar o projeto. E teremos um público muito qualificado, com professores excepcionais”, declara Santana.

A formatura da turma ao fim de 2019 será realizada em Chicago, nos EUA. Neste encerramento os alunos terão a oportunidade de aprender e conviver durante uma semana com os executivos americanos de saúde.

Processo seletivo – Cerca de 100 profissionais associados ao colégio se inscreveram para participar do CBEXs Futuro e o processo seletivo foi bastante rigoroso. Para concorrer a uma vaga, o interessado deveria enviar seu currículo junto com uma redação sobre o futuro da saúde e uma carta de recomendação de alguma importante liderança do setor. Após a primeira seleção, mais de 60 profissionais foram entrevistados pessoalmente e questionados a respeito das principais competências de um líder de saúde.

“Foi muito difícil escolher e tivemos uma grata surpresa ao ver que a maioria dos nomeados já ocupam cargos de liderança. Teremos um público muito diverso, vindo dos quatro cantos do Brasil, e altamente qualificado dentro da cadeia produtiva de saúde”, diz Santana.

Grade curricular – O CBEXs Futuro promoverá 20 encontros para reunir os 39 participantes em palestras e aulas dedicadas a esmiuçar cinco competências principais: liderança, comunicação e gestão de relacionamentos, responsabilidade social e profissional, sistema de saúde e negócios. As aulas, que abordarão diversas questões inerentes à atuação de um líder de saúde, desde inovação, negociação e ética até mesmo leis e regulações, serão ministradas pelos principais líderes da saúde brasileira.

“O programa de formação visa a construção de lideranças internacionais, então nos preocupamos em criar uma grade curricular de peso. Para isso, buscamos o órgão máximo da saúde mundial no quesito de gestão – que no nosso entendimento é o IHF (Federação Internacional de Hospitais) – e traduzimos o que eles apontam como as principais habilidades que um líder de saúde deve ter”, comenta o idealizador.

Cada aula de cada módulo terá um mentor. “Escolhemos os melhores profissionais para abordar cada uma das temáticas do programa e ficamos muito felizes pois 100% dos convidados aceitaram o desafio. Assim, teremos os maiores líderes da saúde brasileira como professores do CBEXs Futuro”, comemora Santana.

Mais informações sobre o corpo docente e a grade curricular podem ser visualizadas no hotsite do CBEXs Futuro clicando AQUI.

Sobre a Nobre Saúde
Primeira Unidade Médica de Transição e Retaguarda do Grande ABC, a Nobre Saúde é especialista na transição e retaguarda de pacientes que necessitam da continuidade do tratamento hospitalar, porém num ambiente acolhedor e altamente especializado. Após estabilização do quadro clínico realizado no hospital geral, o paciente é encaminhado pelo médico responsável para que, lá, possa receber cuidado humanizado e altamente especializado voltado à média e longa permanência ou reabilitação pós-operatória. O objetivo da Nobre é proporcionar um serviço especializado de internação voltado aos pacientes crônicos e/ou de recuperação prolongada com a promoção do preparo seguro para alta e atendimento domiciliar.

Sobre o Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde

O Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde é uma entidade dedicada à promoção da excelência na gestão da saúde por meio de educação, de capacitação técnico-científica e de certificação dos executivos do setor público e privado.

Reconhecendo um ambiente desafiador e que está em constante evolução, o compromisso do CBEXS é com a melhoria contínua das lideranças e com a sustentabilidade do sistema de saúde.

Posicionando-se como entidade sem fins lucrativos, o Colégio tem também foco no caráter associativo e de representatividade profissional.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply