faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Programa Saúde do Idoso ganha prêmio

Article-Programa Saúde do Idoso ganha prêmio

Programa Saúde do Idoso ganha prêmio

O Programa Saúde do Idoso, da Unimed Juiz de Fora, foi um dos grandes vencedores no Painel de Experiências de Sucesso do Simpósio Unimed 2017, que reuniu, em Tiradentes (MG), o staff da Unimed do Brasil e dirigentes de todas as Unimeds da região Sudeste. A Unimed Juiz de Fora apresentou o programa na categoria que reúne as práticas bem sucedidas e venceu na gestão assistencial. O prêmio respalda o pioneirismo da cooperativa, que adotou um modelo inovador de atenção integral ao cliente. “O Saúde do Idoso é uma das iniciativas exclusivas mais relevantes e com os melhores resultados de qualidade”, comemorou a Diretora de Provimento de Saúde, Nathércia Abrão, responsável pelo programa.

Alinhado à proposta da ANS, o Saúde do Idoso veio para completar a linha de cuidados já desenvolvida pela Unimed Juiz de Fora, por meio do Espaço Viver Bem. Para garantir ao cliente assistência personalizada, a cooperativa implantou o serviço de Telessaúde para mapeamento do risco dos idosos, por meio de ligações telefônicas. De acordo com os grupos de risco - robusto, pré-fragil e frágil –, a Unimed propõe um plano de cuidados, disponibilizando para o cliente uma equipe multidisciplinar, com médicos, enfermeiros, educadores físicos, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. Idosos acamados são atendidos na Atenção Domiciliar, e a Unidade de Cuidados Continuados (UCC), com ambiente hospitalar, recebe aqueles que precisam de internação eventual.

“É um ciclo completo e o grande diferencial do programa é ter a figura do gestor de cuidado que acompanha cada idoso, esclarece dúvidas e sugere o melhor percurso assistencial. Com o plano de cuidados individualizado, ele tem condições de monitorar o cumprimento da assistência, o que repercute de forma significativa na melhoria da qualidade de vida do idoso”, destaca Nathércia Abrão.