This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Prejuízo causado pela obesidade supera US$ 2 trilhões

By 27 de novembro de 2014 Gestão

Doze zeros. Dois trilhões de dólares. A quantia assustadoramente alta representa o custo da obesidade sobre toda a riqueza produzida pelos países do mundo. O extenso estudo da consultoria McKinsey publicado este mês estima que 2,8% da economia global está comprometida com questões relativas ao sobrepeso e à obesidade.

Com cerca de um terço da população mundial acima do peso, o reflexo torna-se tão considerável quanto o causado por guerras e pelo cigarro. E o cenário deve piorar ainda mais até o ano que vem, quando se estima que metade das pessoas no mundo acumulará “uns quilos a mais”.

O custo estimado pela McKinsey considera a perda de produtividade econômica, o impacto nos custos dos sistemas de saúde e os investimentos em políticas de combate à obesidade – iniciativa que o principal autor do estudo, Richard Dobbs, recomenda em larga escala.

Estão no estudo 74 medidas, usando como base a população do Reino Unido (37com excesso de peso e 25% obesos), para este combate. Mais exercícios e alimentos in natura, menos fast food e alimentos processados: a lista inclui também a conscientização de pais e escolas para evitar o problema já na infância.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) já trata a obesidade como epidemia, comum a países em todos os níveis de desenvolvimento, e a conecta a doenças crônicas como o diabetes tipo 2, câncer, hipertensão e outras. Cerca de 2,8 milhões de pessoas morrem devido à obesidade por ano no mundo.

* com agências internacionais

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply