This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Políticas públicas para formação de cuidadores

By 15 de julho de 2014 Gestão

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias discutiu nesta tarde a Política Nacional de Cuidadores. “É possível que todos sejam chamados a cuidar de alguém em nossas vidas. Pode ser a esposa, o marido, o filho, o pai… Ao ser chamado para ajudar, a maioria de nós não estará preparada. É preciso problematizar porque as políticas públicas têm demonstrado um hiato no que se refere ao cuidado”, afirmou o deputado Renato Simões (PT-SP), que propôs o debate.

Segundo o parlamentar, além de questões de saúde o assunto envolve discussões sobre gênero, etnia, demandas previdenciárias, trabalho, educação, inclusão financeira, direito à cidadania, ao esporte e lazer, habitação a aposentadoria.

“O cuidador é um ator demasiadamente importante na vida das pessoas com doenças raras e deve ser considerado quando se discute educação em saúde e políticas de assistência social”, afirma Simões.
Foram convidados para discutir o assunto:

– a ministra-chefe da Secretária de Políticas para Mulheres, Eleonora Menicucci;
-a diretora de projetos do Instituto Baresi (organização voltada para pessoas com doenças raras) do Rio de Janeiro, Adriana Dias;
– a diretora jurídica do Instituto Baresi do Rio de Janeiro, Cláudia Grabois Dischon;
-a subcoordenadora do Instituto Baresi de Pernambuco, Lilian Pollyana Dias Ferreria;
– um representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; do Ministério da Educação; do Ministério da Previdência Social; do Ministério da Saúde; e do Ministro do Trabalho.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply