faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Para Pro Teste, reajuste nos planos é estratégico para expulsar usuários

Article-Para Pro Teste, reajuste nos planos é estratégico para expulsar usuários

De acordo com a associação, o custo do plano de saúde representa 9,5% do orçamento familiar

A Pro Teste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, afirma que o reajuste anual da Agência Nacional de Saúde (ANS) é uma maneira de expulsar os usuários dos planos antigos de saúde e também de inviabilizar o pagamento. Para a associação, o aumento de 9,94% para as operadoras Bradesco, Sul América e Itauseg é lamentável, assim como o de 6,64% para Amil de Golden Cross.
A Pro Saúde defende que a prática deveria acompanhar o mesmo percentual dos novos contratos, que subiram 5,76%. A associação afirma ainda que o custo do plano de saúde já representa 9,5% do orçamento familiar. A Pro Teste reforça que usuários afetados pelo aumento não têm reajustes salariais nesses patamares e, de outro lado, os médicos, hospitais e laboratórios também não recebem por seus serviços valores nesse grau de atualização.
Em nota, a Pro Teste afirma que acredita que é obrigação da ANS garantir o interesse social no setor de assistência suplementar à saúde, direito assegurado pela Constituição Federal a todos os brasileiros.
Leia mais
ANS divulga menor reajuste para planos antigos