This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Olist sugere 8 iniciativas para engajar colaboradores em qualquer empresa

By 3 de julho de 2020 Gestão

Com 400 funcionários, startup curitibana possui equipe espalhada pelo Brasil e consegue manter engajamento mesmo a distância

Olist, startup que ajuda quem quer vender a encontrar quem quer comprar, preza por seus funcionários e estimula ações de engajamento. A empresa oferece aos olisters – como são chamados os colaboradores – liberdade para trabalhar, sugerir e executar ideias, construindo laços de confiança e oferecendo oportunidades de aprendizado e crescimento pessoal e profissional.

Abaixo estão 8 ações que a equipe de RH da empresa já fez durante a quarentena e que você pode replicar na sua empresa:

#1 – Reconhecimento de pares online

A prática de reconhecimento de pares faz com que os olisters entregam cards aos colegas com uma mensagem personalizada para reconhecer alguma atitude relacionada a um dos valores da empresa. Antes da quarentena, esses cards só existiam na versão impressa, mas agora também estão disponíveis no modelo digital. Uma vez ao mês o Olist também faz a “Dinâmica do Bisão”. Ela acontece durante uma das reuniões com 100% da equipe participando. Antes da quarentena, um olister pegava um chocolate Bis Xtra (por isso do nome “Dinâmica do Bisão”) disponibilizado no escritório, fazia o reconhecimento em público e entregava o chocolate junto com o card do valor (os remotos participavam pela transmissão online e recebiam o chocolate via correio). A dinâmica continuou durante a quarentena com os cards digitais, só a entrega do chocolate que ficou para depois.

#2 – Rodas de conversa

Promover encontros online é um ótimo jeito de manter o time engajado. Nos primeiros 60 dias de quarentena, o Olist realizou três talks acerca do assunto. O primeiro foi sobre saúde mental e ansiedade durante a quarentena, uma palestra ministrada por uma Especialista de Recursos Humanos em Gestão de Desempenho. O segundo talk foi extremamente motivacional com o Bernardinho, ex-técnico da seleção brasileira de vôlei. Ele comentou sobre a importância de ter foco e disciplina e indicou uma lista de livros para os olisters. O encontro mais recente foi uma mesa-redonda formada pelos próprios olisters trazendo as vantagens e as dificuldades dessa fase que estamos vivendo, com dicas práticas de como lidar melhor com o trabalho home office. Os talks não precisam se limitar a temas relacionados à quarentena, a empresa também já falou sobre diversidade, por exemplo.

#3 – Pílulas de conhecimento

O time de RH do Olist reuniu uma série de conteúdos para compartilhar com a galera no Slack, principal ferramenta de comunicação interna da empresa. São postadas duas “pílulas” por semana, sempre na segunda e na sexta de manhã. Elas trazem dicas de cursos online e gratuitos, atividades para fazer com os filhos, vídeos para relaxar etc.

#4 – Valores traduzidos em conteúdos

Uma vez por semana, também no Slack, é publicado um dos seis valores da empresa com dicas de filmes, livros, vídeos etc. relacionados ao valor em questão. Exemplo: Somos um só time – Filme: A fuga das galinhas; Livro: 17 Princípios do trabalho em equipe – John C. Maxwell; Vídeo: How to turn a group of strangers into a team.

#5 – Atividades off work

Incentivar os times a realizarem constantemente atividades off work. Isso inclui um café da manhã ou um happy hour online para descontrair (não vale falar de trabalho), jogar stop online, combinar um dia para se vestir conforme um tema escolhido, fazer alongamento em grupo e até mesmo aula de dança, entre várias outras dinâmicas.

O Coolist, comitê de clima e cultura do Olist, criou uma lista de atividades off work e compartilhou as ideias com a galera. Cada time tem sua própria agenda de atividades, mas a maioria costuma realizá-las a cada 15 dias.

No início da quarentena, o CEO chegou a lançar um desafio: todos os times da empresa deveriam fazer alguma atividade off work dentro de uma semana e postar uma foto do encontro online em no canal de comunicação interna.

#6 – Vídeos engraçados

Com tantas mensagens recebidas no Slack, o Coolist começou a gravar vídeos curtos e engraçados para impactar os olisters de um jeito criativo. Já foi criado vídeos sobre ergonomia no home office e a importância de manter uma rotina matinal antes de iniciar o trabalho em casa.

#7 – Datas comemorativas

Ficar de olho no calendário é uma ótima dica para promover ações de engajamento. No Dia das Mães foi enviado um presente com uma mensagem especial para a casa de cada uma das olisters que são mães, que por sinal ganharam um day off. No Dia de Star Wars foi lançado um desafio para a equipe compartilhar fotos que representassem sua paixão pela série de filmes e depois compartilharam o conteúdo nas redes sociais da empresa.

#8 – Ações solidárias

O Olist fez duas campanhas solidárias para ajudar quem mais precisa nessa quarentena. A primeira foi a venda de camisetas com a mensagem #SupportYourLocalBusiness, em que o lucro das vendas foi revertido para uma instituição de Curitiba, cidade onde fica a sede da empresa. Também participaram, junto com outras 9 startups da capital paranaense, da campanha #AjudeDeCasa, que busca arrecadar dinheiro para reverter em compra de alimentos e itens de higiene para instituições da cidade.
Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.