This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Multinacional japonesa aborda o tema “sentimentos” com os colaboradores

By 21 de julho de 2020 Gestão

A Takasago Brasil contratou a primeira escola de sentimentos do mundo – House of Feelings – para falar de emoções com seus colaboradores, em tempos de pandemia

Muitos nunca pensaram nisso, mas você sabia que no mundo corporativo é mais comum as pessoas cometerem erros por não saberem lidar com suas emoções do que por incompetência técnica?

Durante uma pandemia, é natural que estejamos mais ansiosos, preocupados e estressados. Uma pesquisa da Universidade do Arizona (EUA) estima que entre um terço e metade da população exposta a uma epidemia pode vir a sofrer de algum problema psicológico. Esse cenário exige muita atenção e cuidado por parte das empresas, que devem traçar planos para auxiliar na manutenção e na proteção da saúde mental dos seus colaboradores.

Foi neste contexto que a multinacional Takasago – uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 26 países – realizou o seu primeiro trabalho com a House of Feelings – consultoria especializada em auxiliar empresas com os sentimentos de seus colaboradores – com seus mais de 100 colaboradores, divididos em 4 encontros virtuais com participação de pessoas em seus postos de trabalho e também pessoas atuando em regime de home office. 

As especialistas da HoF desenvolveram um encontro virtual muito especial, nomeado de “Taka – Tamo Junto (TMJ)”. Em um formato de palestra enriquecido por experiências baseadas em técnicas e estudos realizados em todo o mundo, o trabalho possibilitou ao colaborador a sensação de liberdade para compartilhar sobre seus sentimentos e emoções e pudesse trabalhar a inteligência emocional com leveza e reciprocidade.

“O DNA japonês valoriza muito o respeito pelas pessoas. Nosso core business, que envolve fragrâncias e aromas, já faz com que as equipes sejam muito orientadas às experiências sensoriais e, principalmente neste momento, nada é mais importante do que estimular também outras sensações, que envolvem as emoções de cada um e como time”, conta Patrícia Karam, gerente de Recursos Humanos da Takasago.

O trabalho da House of Feelings conseguiu conectar os três pilares da empresa, denominados 3Ts: Trust (Confiança), Teamwork (Trabalho em equipe) e Technology (Tecnologia). Virgina Planet, uma das fundadoras da HoF, explica que com inteligência emocional é possível gerenciar nossas próprias emoções, assim como responder aos sentimentos dos outros. “Para ser emocionalmente inteligente, é preciso reconhecer o que se sente e assim, as tomadas de decisão são mais assertivas, o clima organizacional fica mais leve e a própria organização sai ganhando com níveis mais altos de produtividade. 

A House of Feelings conseguiu mobilizar toda a empresa e conduziu de maneira singular conversas profundas, com confiança, respeito e todos os recursos disponíveis para atingir e agregar toda a equipe. O resultado foi extremamente positivo e deixou um forte sentimento de gratidão pelo trabalho”, finaliza Patrícia. Segundo Lisia Prado, sócia e fundadora da House of Feelings, “tivemos o cuidado de conversar de assuntos não tão comuns e percebemos que eles se sentiram acolhidos por nós e pela organização”. 

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.