This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Melhorando a experiência dos pacientes COVID-19 e dos profissionais de saúde

By 7 de abril de 2020 Destaques, Gestão

No dia 11 de março de 2020, Organização Mundial de Saúde declarou a Pandemia do Novo Corona virus, que teve início em janeiro de 2020 na China. Em pouco, o vírus que possui rápida disseminação, se alastrou para diversos países.

O elevado número de casos e a evolução rápida de casos graves, gerou um aumento massivo das internações hospitalares e da utilização dos recursos de terapia intensiva e das mortes. No Brasil, onde ainda estamos no início da curva ascendente de proliferação de casos, estamos assistindo uma situação sombria em países onde o vírus já se alastrou mais fortemente.

Na Itália, um dos locais onde a situação é mais grave, as instituições de saúde são obrigadas a operar bem abaixo do seu padrão normal de atendimento. Os tempos de espera para uma cama de terapia intensiva duram horas. Pacientes mais velhos morrem sozinhos sem cuidados paliativos adequados, enquanto a família é notificada por telefone, muitas vezes por um médico bem intencionado, exausto e emocionalmente esgotado, sem contato prévio.

Além da corrida por levantamento de estrutura hospitalar para lidar com o aumento da demanda e evitar o colapso do sistema de saúde, são necessárias ações para amenizar o sofrimento deste grupo de pessoas que está no epicentro da crise. É necessário garantir condições humanizadas de trabalho para as equipes assistenciais que, por sua vez, terão condições de prover um atendimento humanizado aos pacientes que estarão em situação de extremo sofrimento, passando por uma internação prolongada, de até 20 dias, sem interação com seus familiares, vendo pessoas ao seu redor em pior situação e com medo de não ter acesso aos recursos necessários.

Em virtude das necessidades prementes que estão surgindo para as Instituições de Saúde e para os profissionais de Saúde, a Patient Centricity Consulting, a primeira empresa do Brasil especializada em experiência do paciente, criou um projeto colaborativo com o objetivo de coletar e compartilhar as práticas que estão sendo adotadas no Brasil e ao redor do mundo para tornar mais digna a experiência dos pacientes/familiares com Corona Vírus e dos Profissionais de Saúde. Estão contribuindo diversos países como Espanha, França, Suécia, Austrália, Israel e EUA.

Foram mapeadas todas as fases ao longo da Experiência do Paciente com base nos materiais publicados (materiais públicos, como protocolos, fluxos, notícias, cartilhas, orientações do governo, depoimentos de pacientes, etc) e identificados os principais pontos de dor, sejam físicos, emocionais ou espirituais, do Paciente, de seus Familiares e dos Profissionais de Saúde e desta forma foi construída a Curva da Experiência. Para cada uma das fases foram reunidas as boas práticas que vem sendo adotadas pelas Instituições que privilegiam pacientes, familiares e colaboradores e que podem ser adotadas de forma rápida pelas demais Instituições.

O material com as boas práticas coletadas até agora está publicado no site.

Todos os interessados podem fazer o download da jornada e do material. O objetivo é que todas as empresas que tiverem boas práticas referente ao assunto compartilhem através desta ferramenta. Desta forma o setor de saúde conseguirá ganhar celeridade nas suas implantações e poderão oferecer uma melhor experiência para todos os stakeholders envolvidos nesta pandemia.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.