This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Mais de 50% dos colaboradores enfrentam dificuldades para equilibrar a vida no home office

By 1 de setembro de 2020 Gestão

Grandes empresas apostam na prática da meditação para reduzir o estresse e aumentar o foco dos profissionais no período de isolamento social

Nesse momento desafiador de isolamento social que estamos enfrentando, estudos revelam o aumento considerável nas taxas de estresse entre os brasileiros que passaram a trabalhar remotamente. A pesquisa realizada pelo Centro de Inovação da Escola de Administração de empresas de São Paulo (FGV-EAESP) revelou que 56% das 464 pessoas entrevistadas enfrentam muita dificuldade ou dificuldade moderada ao tentar equilibrar as atividades pessoais e profissionais com o modelo Home Office. O mesmo estudo demonstrou que para 45% dos participantes houve aumento da carga de trabalho, para 34% está difícil manter a motivação e ainda para 36% dos participantes está com dificuldade de manter a mesma produtividade de antes da pandemia.

Um método que tem auxiliado diversos colaboradores a se desestressarem de sua rotina agitada é a meditação. Um estudo feito pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, mostrou que a prática da meditação traz diversos benefícios para a saúde de seus praticantes, como a redução do estresse e sintomas depressivos, controle da ansiedade, potencialização do autoconhecimento e da autoestima, desenvolvimento do foco nas atividades, redução da perda da memória, ampliação das emoções positivas assim como a melhora do sono.

É neste contexto de auxiliar os colaboradores que surge a MindSelf –  empresa que leva ao ambiente corporativo a prática regular da meditação como ferramenta de treinamento mental e de desenvolvimento. Com linguagem totalmente alinhada ao ambiente corporativo desenvolvem programas de meditação in-company personalizados, com cursos de meditação e mindfulness (atenção para a experiência presente), palestras sobre o tema, workshops para liderança e sessões guiadas de meditação, para que as empresa auxiliem os seus profissionais a lidarem melhor com os desafios do dia-a-dia.

A MindSelf busca levar a meditação com uma abordagem diferenciada e baseada em neurociência, livre de misticismo e cunho religioso, “queremos aproximar a meditação da rotina das pessoas que nunca se imaginaram praticando, como foi o meu caso”, diz Alexandre Ayres, CEO da MindSelf e Ex-Executivo do Mercado Financeiro. A inserção da prática da meditação dentro das corporações pode ser uma ferramenta valiosa para os diretores e gestores de Recursos Humanos que buscam manter seus colaboradores motivados, diminuindo a alta carga de estresse proveniente de uma rotina agitada, o que consequentemente, gera maior disposição e foco para a realização de todas as demandas do dia-a-dia.

Incluir a meditação na rotina dos colaboradores é uma atividade que tem sido adotada por grandes empresas, que incentivam seus colaboradores a formarem grupos de meditação e possibilitam a prática durante o horário de trabalho. As sessões guiadas levam em média 20 minutos e podem ser realizadas durante o expediente ou após esse período.

“As empresas que entendem a importância do profissional estar bem emocionalmente e que tem líderes que incentivam o autoconhecimento, dentro da empresa são as que possuem as melhores taxas de engajamento nos programas”, explica Wagner Lima, cofundador da MindSelf. Empresas como Itaú, Banco BV, Enel, Bayer, Copagaz, Smiles, ConectCar, dentre outras, utilizam a metodologia da MindSelf, para proporcionar mais qualidade de vida aos seus funcionários.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.