This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Telemedicina amplia acesso da população à saúde

PL aprovada na Câmara segue para Senado; especialista avalia medida

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (25), o Projeto de Lei 696/20, que libera o uso de telemedicina, em caráter emergencial, enquanto durar a crise ocasionada pelo coronavírus (Covid-19). A proposta foi aprovada pelo Sistema de Deliberação Remota e segue para o Senado Federal.

Se passar pelo Senado, ficam autorizados o exame pré-clínico, o suporte assistencial, o monitoramento e o diagnóstico da sintomatologia apresentada pelo paciente. A telemedicina ainda será autorizada para quaisquer atividades da área da saúde. O uso de tecnologias de informação e de comunicação, como videoconferências, poderá ser destinado à oferta de serviços ligados à saúde.

Na avaliação da advogada Mérces da Silva Nunes, especialista em Direto Médico, a medida é bastante bem-vinda. “Já era de certo modo esperada, considerando a situação em que estamos vivendo, de isolamento social. Dessa forma, a saúde se torna mais acessível”, opina.

Ela ainda destaca que o projeto abre precedente para que o uso da telemedicina seja regulamentado após o período de pandemia. “O texto determina com o Conselho Federal de Medicina regulamente o uso da telemedicina após a crise. Isso significa que é uma medida que vai se estender pós coronavírus”. No entanto, o emprego da tecnologia não muda os padrões normativos e técnicos esperados durante uma consulta presencial. “O sigilo das informações tem que ser preservado e o profissional fica obrigado a informar o paciente de que há limitações nesse tipo de consulta. A contraprestação de serviço também permanece, sendo a remuneração tendo que ser acordada entre médico e paciente ou entre médico e fonte pagadora”, explica Mérces da Silva Nunes.

Sobre a autora

Mérces da Silva Nunes possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Araçatuba, mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Advogada sócia-titular da Silva Nunes Advogados Associados. Autora de obras e artigos sobre Direito Médico.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.