This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Laboratório Femme: quando uma campanha se torna estratégica

By 22 de janeiro de 2015 Gestão

Quando criou a campanha Saúde da Mulher, o Laboratório Femme pretendia levar orientação e conscientização para a população leiga sobre saúde e qualidade de vida feminina. Mas, conforme o tempo foi passando, a intenção, assim como a campanha, foi se aprimorando e tomando um espaço maior do que o desenhado inicialmente.

A princípio, a campanha era basicamente formada por palestras bimestrais abertas e gratuitas ao público. Surgiu, em 2002, a ideia de ter um dia só de palestras proferidas por profissionais da área. Assim, nasceu um programa de educação preventiva para a saúde da mulher, realizado na sede do Femme durante um dia inteiro com recursos próprios da empresa. Em 2004, por conta do sucesso da iniciativa, o laboratório contou com o patrocínio de uma farmacêutica e realizou no Itaú Cultural o 1° Simpósio Saúde da Mulher. 
LEIA MAIS
Conheça as instituições Referências da Saúde 2014

Entrevista: Laboratório Femme abre segunda unidade

Hoje a campanha Saúde da Mulher conta com investimentos anuais de R$ 80 mil. Segundo o diretor executivo do Femme Laboratório da Mulher, Rogério Ramires, o evento segue a diretriz da empresa de oferecer um atendimento diferenciado e harmonizado. “É um meio de contribuirmos com a sociedade, discutindo assuntos pertinentes ao universo feminino”, diz ele.

As palestras acontecem a cada dois meses na sede do Femme e são abertas ao público. Já o evento que acontece a cada dois anos e teve a primeira edição no Itaú Cultural, depois no Memorial da América Latina e agora acontece no MAM (Museu de Arte Moderna), localizado no parque do Ibirapuera em São Paulo (SP).

Para definir os assuntos, uma comissão formada por quatro médicos do laboratório elege os temas mais relevantes. “Como respiramos saúde da mulher, temos muita facilidade no meio acadêmico. Todos os executivos do laboratório são professores de faculdades renomadas como USP e Santa Casa. Através da experiência destes profissionais e um levantamento minucioso, conseguimos propagar informações responsáveis sobre Prevenção do Câncer de Mama, HPV, Anticoncepção, Medicina Estética, Gerenciamento do Stress Feminino, dentre outros”, conta Ramires.

Hoje, a campanha Saúde da Mulher tem patrocínio da Qiagen e apoio da Dudalina, Admix, Femana, São Carlos Artes Gráficas, Kabanah SPA e GiovannaBella. As vagas são sempre limitadas e para participar é preciso fazer a inscrição pelo site do Femme antecipadamente. O diretor conta que outro braço forte da campanha é a divulgação. Além de criarem uma hashtag #vida de mulher, que propaga a campanha nas redes sociais, a iniciativa é espalhada nos mais de 2 mil consultórios ginecológicos parceiros do laboratório. “Fica sempre lotado. São cerca de 200 mulheres por palestra”.

O evento segue em evolução. Nas últimas edições, além de pedirem que as mulheres levem 1 kg de alimentos não perecíveis para doação, Ramires conta que a interação tem sido cada vez mais estimulada. Além de limitar as palestras para 20 minutos cada, o simpósio passou a contar com um debate de 40 minutos com profissionais da área e participação do público. Também foi incluído evento artístico na programação. No último encontro, além de um show de música clássica, teve apresentação da peça teatral Casal TPM.

Desde sua primeira edição, a campanha beneficiou diretamente 36 mil mulheres e indiretamente 1,3 milhão de pessoas por meio de mídia e outras divulgações. A intenção, segundo o diretor do Femme, é ter mais palestras. O laboratório estuda até aumentar o público e ter capacidade de atender a 2 mil pessoas. Hoje o evento é limitado a mil.
Ramires adianta que os médicos farão, já para a edição do ano que vem, vinhetas para serem colocadas na internet. “O objetivo, como sempre, é levar informação à cliente”, diz ele.

*Essa reportagem faz parte do estudo “Referências da Saúde 2014”, da revista Saúde Business. Para ler na íntegra a revista, CLIQUE AQUI
Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply