No cenário complexo e dinâmico de ambientes hospitalares, onde a segurança física e a integridade dos dados desempenham papéis críticos, a busca por soluções inovadoras é inquestionável. Integrar sistemas de segurança física com infraestruturas de tecnologia da informação (IT) e tecnologia operacional (OT) se tornou mandatório para conquistar eficiência, resiliência e proteção. Além disso, combinar protocolos avançados de detecção e resposta a ameaças visa não apenas aprimorar a segurança, mas também garantir conformidades regulatórias.

Conheça soluções integradas com impacto direto na detecção proativa de ameaças, respostas rápidas e na proteção de dados sensíveis. Conquiste segurança robusta a partir de uma visão abrangente das medidas cruciais para a proteção e conformidade de ambientes hospitalares,  e proporcione confiança e tranquilidade aos profissionais de saúde e gestores.

Sistemas de segurança: desafios e oportunidades

A integração de sistemas de segurança físicas com infraestruturas de IT e OT encara desafios. Uma das principais dificuldades é a diversidade de sistemas em operação, cada um é projetado para atender a diferentes finalidades.

Sistemas de segurança física, como controle de acesso, câmeras de vigilância e sensores, muitas vezes operam de maneira isolada, enquanto as infraestruturas de IT e OT gerenciam dados clínicos, sistemas de energia e outros processos operacionais. A interoperabilidade entre dispositivos e plataformas representa um obstáculo significativo na integração de sistemas.

Equipamentos e softwares variados podem utilizar padrões diferentes, o que dificulta a criação de uma infraestrutura unificada. A segurança dos dados sensíveis em ambientes hospitalares também exige uma atenção especial, já que a integração entre sistemas pode criar potenciais vulnerabilidades, ou seja, possíveis brechas para ataques cibernéticos.

Superar essas barreiras demanda uma abordagem holística, considerando tanto as necessidades específicas de segurança física quanto os requisitos de conformidade relacionados à tecnologia da informação e operacional.

Sistemas de segurança com protocolos avançados para detectar ameaças

Implementar protocolos avançados de detecção de ameaças em infraestruturas hospitalares eleva significativamente os padrões de segurança física. Com a plataforma EcoStruxure™ for Healthcare, é possível antecipar e prevenir ataques potenciais, antes que se tornem ameaças reais, por meio da integração de diferentes tecnologias.

Inteligência artificial (IA) – a partir de algoritmos sofisticados, a solução EcoStruxure™ for Healthcare consegue analisar padrões de comportamento e identificar atividades suspeitas. Tecnologias de reconhecimento facial e análise de vídeo em tempo real, por exemplo, são ferramentas que permitem a identificação rápida de intrusos e atividades não autorizadas, e previne possíveis ameaças.

Internet das Coisas (IoT) – a ferramenta oferece sensores IoT que contribuem para um sistema de segurança robusto. Quando conectados a uma rede centralizada, proporcionam uma camada adicional de proteção. Esses sensores podem monitorar diversos parâmetros, desde variações de temperatura até movimentação de equipamentos médicos, alertando para anomalias que possam indicar uma possível invasão.

Machine learning – a plataforma aprende a identificar padrões, com base em inteligência artificial que desenvolve algoritmos e modelos, para que tome decisões firmadas em dados. Os sistemas operam sem serem programados, necessariamente, para tarefas específicas. Este mecanismo possibilita a adaptação contínua dos protocolos de detecção de ações duvidosas.

A solução EcoStruxure™ for Healthcare  centraliza essas tecnologias e melhores práticas para criar uma infraestrutura resiliente de detecção de ameaças, fundamental para a proteção efetiva de ambientes hospitalares. É capaz de monitorar e controlar, em tempo real, toda a operação com as devidas camadas de segurança.

Para que todo ecossistema de uma unidade hospitalar funcione perfeitamente, é necessário contar com equipamentos para processamento e armazenamento de informações. Baixe o e-book completo “Transformação digital e gestão de data centers em ambientes de missão crítica”  e entenda todas as estruturas que compõem este arcabouço tecnológico.

Sistemas de segurança e o sigilo dos dados

A integração de sistemas de segurança física levanta questões cruciais relacionadas à proteção de dados e privacidade. Dada a natureza sensível das informações armazenadas em ambientes hospitalares, é indispensável adotar medidas rigorosas para garantir a segurança desses dados.

Controles restritos garantem que apenas pessoas autorizadas tenha acesso aos sistemas integrados. Isso pode ser feito por meio da implementação de autenticação multifatorial, restrições de acesso baseadas em função e auditorias regulares para monitorar atividades de usuários.

A criptografia robusta dos dados em trânsito e armazenados é outro fator essencial para proteger informações sensíveis de possíveis violações. Os sistemas de segurança física integrados devem ser projetados com recursos de criptografia avançada para garantir a confidencialidade dos dados, especialmente quando há transmissão de informações entre diferentes dispositivos e sistemas.

Em paralelo, é preciso estabelecer políticas de retenção de dados e descarte seguro para que dados médicos não sejam retidos desnecessariamente e sejam destruídos adequadamente, quando não forem mais necessários.

Todas as estratégias combinadas ajudam a construir um ambiente seguro, onde a integração de sistemas de segurança física não compromete a confidencialidade e a privacidade dos dados em ambientes hospitalares.

A Schneider Electric oferece soluções para que o setor da saúde preste cuidados extraordinários. Conheça  as soluções EcoStruxure™ for Healthcare desenvolvidas para proporcionar mais segurança, sustentabilidade, resiliência, hipereficiência e foco em pessoas.