Sustentabilidade, resiliência e eficência, três atributos essenciais que convergem para o futuro das instalações healthcare no mundo inteiro. Nesse contexto, profissionais de saúde e gestores enfrentam dificuldades, que demandam sistemas de gestão de infraestrutura, para aprimorar a excelência nos cuidados prestados, otimizar a utilização de recursos e minimizar o impacto ambiental. Saiba como uma única plataforma pode oferecer tudo que a sua unidade necessita para a integração de sistemas de gerenciamento de facilities. Você terá dados de forma simples, para tomar as decisões certas, e suporte de ponta a ponta.

Gerenciamento de facilities: eficiência energética

Em um cenário global de busca por práticas sustentáveis, instalações healthcare enfrentam o desafio de otimizar o consumo de energia sem comprometer a qualidade dos serviços. A implementação de sistemas avançados de monitoramento e controle, por exemplo, permite a identificação precisa dos pontos de consumo. Este tipo de tecnologia possibilita ajustes dinâmicos e o uso de recursos de forma mais eficiente.

Sistemas de iluminação inteligente, que se adaptam às condições de luminosidade naturais e à presença de pessoas, também é uma solução que contribui significativamente para a redução do consumo energético. Além disso, promovem uma atmosfera mais confortável e acolhedora para pacientes e profissionais de saúde.

A adesão e a integração de fontes de energia renováveis, como painéis solares e sistemas de cogeração, são alternativas que ajudam a suprir parte da demanda energética de instalações healthcare. Não apenas reduzem a dependência de fontes não renováveis, mas também contribuem para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa, em linha com os princípios de sustentabilidade.

Mas para que todas essas soluções conversem entre si, é preciso contar com uma automação predial avançada. A integração de sistemas de gerenciamento de facilities permite a gestão inteligente de várias ferramentas, que se adequam às necessidades específicas de cada ambiente.

Desafios para integração de sistemas de gerenciamento de facilities

Qualquer mudança exige superação de desafios, com a integração de sistemas de gerenciamento de facilities não é diferente. Dentre os principais obstáculos, está a disparidade entre as tecnologias utilizadas em unidades healthcare. Geralmente há uma grande variedade de sistemas que não são interoperáveis, ou seja, não podem ser integrados, devido a limitações técnicas. Isso gera silos de dados e dificuldades na comunicação entre setores diferentes.

Outro ponto está relacionado a profissionais da infraestrutura. É comum ficarem tão imersos nas demandas cotidianas que têm dificuldade de acompanhar as evoluções tecnológicas. Consequentemente, não conseguem apresentar à liderança a pertinência de investir e modernizar os processos para alcançar uma operação mais eficiente e sustentaável.

A superação desses desafios demanda não apenas a adoção de tecnologias avançadas, mas também estratégias eficazes de gestão de mudanças e a promoção de uma cultura organizacional voltada para a colaboração e a busca pela eficiência.

Reconhecendo esses desafios, a Schneider Electric desenvolve soluções que visam não apenas a integração tecnológica, mas também a facilitação do alinhamento humano aos avanços, promovendo uma transição suave e eficiente para sistemas de gerenciamento de facilities mais integrados e eficazes em ambientes de saúde.

Para que todo ecossistema integrado funcione de forma fluida, é essencial ter equipamentos para processamento e armazenamento de informações, com segurança robusta. Baixe o e-Book completo “Transformação digital e gestão de data centers em ambientes de missão crítica” e saiba como funciona.

Integração de sistemas de gerenciamento de facilities

O EcoStruxure Building Operation reúne tudo que é necessário para gerenciar a infraestrutura de unidades healthcare. A plataforma avançada de integração aberta permite monitorar, gerenciar e controlar ar condicionado; iluminação; energia; incêndio; segurança, acesso e ambiente de trabalho.

A partir de uma tela – seja de um computador, tablet ou smartphone –,  o operador consegue gerir diversos aspectos da operação, como consumo de energia elétrica, temperatura do ar condicionado e funcionamento da bomba da caixa d’água, integrados em um único sistema. Com a informação correta, profissionais podem tomar as melhores decisões para que a unidade conquiste mais resiliência e efetividade, além de otimizar recursos.

Por exemplo, a sala de cirurgia precisa ter uma temperatura mais baixa que as outras áreas de um hospital. Com o ecossitema EcoStruxure Building Operation, uma enfermeira consegue ajustar a temperatura dentro da própria sala de cirurgia, sem tem que acionar outra pessoa. Também é possível saber o número de pessoas que acessaram determinado ambiente para avaliar se o ar condicionado está adequado ou se a iluminação deve está ligada ou não.

Os processos relacionado ao gerenciamento de facilities passam a ser mais rápidos e fluidos, pois não há necessidade de deslocar um funcionário para verificar determinada situação in loco. A flexibilidade dessa abordagem facilita adaptações às demandas de cada instituição, proporcionando soluções personalizadas que atendem não apenas aos requisitos atuais, mas também preparam as instalações para desafios futuros. Inclusive é possível integrar sistemas que já são usados no hospital.

Não há apenas a conectividade entre sistemas, o software transforma dados de dispositivos, sensores e sistemas conectados em inteligência. Existe uma interpretação inteligente dos dados gerados. Ao implementar algoritmos avançados e análise preditiva, capacita a unidade a antecipar e mitigar potenciais problemas, garantindo eficiência operacional contínua.

Não é apenas uma atualização tecnológica, mas uma transformação estratégica que eleva a gestão de facilities a um novo patamar de eficiência e sustentabilidade em ambientes healthcare.

A Schneider Electric oferece soluções de IoT para que o setor da saúde preste cuidados extraordinários. O EcoStruxure™ Building Operation ajuda a gerenciar e otimizar melhor os ativos prediais com uma melhor percepção, mais eficiência de engenharia, e certificações de cybersegurança e conformidade. Conheça!