This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Instituto Estadual do Cérebro vence na categoria Ouro e acumula prêmios do PQRio

By 4 de dezembro de 2019 Gestão

A principal premiação fluminense para iniciativas e projetos de excelência reconheceu a gestão do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, na Categoria Ouro, nesta terça-feira (3/12). O Núcleo de Qualidade e Excelência em Gestão do Rio de Janeiro e o Programa Qualidade Rio (PQRio) realizaram o anúncio e solenidade de entrega dos certificados na Sala Cecília Meireles, no Centro do Rio de Janeiro (RJ).

O PQRio foi lançado em 1999 pelo Governo do Estado com o intuito de tornar o Rio de Janeiro reconhecido pelo seu potencial econômico, por meio da capacitação tecnológica das suas organizações e, desse modo, promover mudanças capazes de levar o Rio de Janeiro a uma posição de destaque com relação à competitividade, qualidade e produtividade.

Esta não é a primeira vez que o IEC recebeu o reconhecimento de gestão baseado no Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP). Gerenciado pela Pró-Saúde desde a sua inauguração, em 2013, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), o IEC participa da premiação desde o início das suas atividades e já recebeu, em anos anteriores, reconhecimentos nas categorias Menção Honrosa, Bronze e Prata.

“O reconhecimento confirma a evolução da gestão desenvolvida no IEC, sempre pautada pela qualidade assistencial em uma unidade que se destaca, também, pela alta tecnologia a serviço do sistema único de saúde. Esses avanços têm sido determinantes para balizar estratégias gerenciais que estimulam um trabalho sério e credenciam o IEC para novos desafios”, ressalta o diretor Corporativo Médico da Pró-Saúde, Fernando Paragó. Segundo ele, a metodologia do PQRio, baseada no Programa de Qualidade da Fundação Nacional da Qualidade, tem como objetivo a análise externa e contínua dos processos das instituições, adotando oito critérios de excelência e, assim, desenvolvendo planos de ação para promover uma melhoria continuada.

O Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC) é um serviço de saúde pública especializado em neurocirúrgica de alta complexidade e tratamento de epilepsia. O IEC se destaca também como centro de referência internacional para pós-graduação em Neurocirurgia pela Federação Mundial de Sociedades de Neurocirurgia (World Federation of Neurosurgical Societies).

Para o diretor Hospitalar do IEC, Weslley Guimarães, o reconhecimento inédito é resultado direto do trabalho das equipes do IEC. “A certificação atesta a maturidade e o nível de excelência que a Pró-Saúde desenvolveu ao longo desses seis anos de gestão do IEC. Aproveito a oportunidade para expressar minha gratidão a todos colaboradores do Instituto, que trabalharam constantemente para alcançar a excelência em todos os nossos processos em prol dos pacientes atendidos diariamente”, comemorou.

Excelência contínua

O prêmio visa à implantar melhorias do desempenho organizacional das instituições públicas e privadas sediadas no Estado do Rio de Janeiro, representando o reconhecimento às organizações fluminenses que demonstraram esforços efetivos direcionados a busca contínua pela excelência do seu modelo de gestão.

Além disso, apoia e reconhece os esforços de aprimoramento de gestão das organizações por meio de ciclos de avaliações com base no Modelo de Excelência em Gestão. A metodologia adotada promove o aprendizado organizacional, a integração e o alinhamento sistêmico da organização.

“A premiação é o reconhecimento de esforços efetivos direcionados ao aprimoramento da gestão da unidade. O sistema de gestão desenvolvido e os padrões de trabalho estabelecidos evidenciaram que o IEC é constituído por elementos de gestão integrados que orientam a adoção de práticas de excelência em gestão. Isso leva o Instituto a padrões elevados de desempenho e de qualidade em gestão”, explicou Andrea Rodrigues, coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do IEC.

Além do diretor Médico da Pró-Saúde, Fernando Paragó, do diretor Hospitalar do IEC, Weslley Guimarães, da coordenadora do NQSP, Andrea Rodrigues, o prêmio também foi recebido pelo diretor Técnico do IEC, Luiz Claudio Teixeira.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 22 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply