This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HIS19 Já conferiu os 40 primeiros palestrantes dessa edição? 🚀 Clique aqui

Instituto de Oncologia Santa Paula recebe certificado de sustentabilidade

By 16 de setembro de 2014 Gestão

O Instituto de Oncologia Santa Paula (IOSP), ligado ao Hospital Santa Paula, na capital paulista, anunciou esta semana que recebeu a certificação Aqua (Alta Qualidade Ambiental) pela operação e uso sustentáveis. Para recebe-lo, a instituição apresentou indicadores de desempenho de 12 meses para atender aos critérios da certificação, além de passar por diagnóstico e inventário para legitimar as condições de segurança, habitabilidade e qualidade ambiental.

Segundo George Schahin, presidente do Hospital Santa Paula, a sustentabilidade passou a permear os processos da unidade, principalmente no que se refere aos cuidados com o paciente e o ambiente de atendimento.

De acordo com o gerente de engenharia do IOSP, Walmor Pedro Brambilla, o perfil de qualidade ambiental do edifício cumpriu satisfatoriamente 14 categorias:
1. Relação do edifício com seu entorno;
2. Escolha integrada de produtos, sistemas e processos construtivos;
3. Canteiro de obras com baixo impacto ambiental;
4. Gestão da energia;
5. Gestão da água;
6. Gestão dos resíduos de uso e operação do edifício;
7. Manutenção – permanência do desempenho ambiental;
8. Conforto térmico;
9. Conforto acústico;
10. Conforto visual;
11. Conforto olfativo;
12. Qualidade sanitária dos ambientes;
13. Qualidade sanitária do ar;
14. Qualidade sanitária da água.

Entre os benefícios do selo AQUA para os usuários do IOSP destacam-se aspectos relevantes para pacientes em tratamento de câncer. Pacientes de quimioterapia que precisam, por exemplo, permanecer em infusão por quatro horas, três vezes por semana, ficam afastados de espaços com potencial para emissão de odores, evitando incômodos a esses indivíduos naturalmente mais sensíveis e propensos a enjoos e náuseas.

Lançada em 2008 pela Fundação Vanzolini, a certificação de sustentabilidade busca causar uma mudança na cultura da construção civil no País. A certificação superou o número de 300 edificações e 10.000 unidades habitacionais. O sistema de avaliação de desempenho ambiental brasileiro (Aqua) é uma adaptação da certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environmentale). Em 2014, no entanto, houve uma fusão entre os referenciais técnicos brasileiros e franceses, criando a certificação Aqua-HQE.

AVCi
Além da Aqua, o Santa Paula conquistou recentemente a certificação da Joint Commission International (JCI) para o programa de cuidados aos pacientes acometidos por acidente vascular cerebral isquêmico (AVCi). O hospital é o terceiro na América Latina e o 15° no mundo a receber a certificação.

O AVC isquêmico é uma das principais causas de mortalidade e incapacitação no Brasil. Segundo estatísticas mundiais, uma a cada seis pessoas será vitimada por essa patologia em alguma fase da vida.

No último ano, 117 pacientes deram entrada no Hospital Santa Paula com suspeita de AVC. Desses, 70% foram confirmados. Entretanto, somente 20% chegaram em tempo hábil para serem submetidos a terapêutica ideal, visando a dissolução do trombo.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply