This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Índice de Gestão Municipal permite ao cidadão comparar resultados de gestão que refletem em sua qualidade de vida

By 22 de agosto de 2019 Gestão
O Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), lançado após 8 anos de pesquisas desenvolvidas pelos consultores do Aquila, reúne informações públicas e oficiais sobre os 5.570 municípios brasileiros a partir de 39 indicadores que permitem a classificação de excelência.
Um dos consultores responsáveis pelo desenvolvimento do IGMA, Rodrigo Neves explica que um índice reunindo tantas variáveis ao mesmo tempo é uma inovação, que permite aos municípios a troca de informações, em tempo real, para implantação das melhores práticas de gestão. “Ao agrupar em um único lugar informações públicas dos municípios brasileiros, o IGMA possibilita o estabelecimento de referências sobre cidades que estão com melhores ou piores desempenhos em setores como a saúde, educação”, explica Neves.
Segundo ele, até agora os municípios brasileiros sempre trocaram muito pouca informação por falta de ferramentas de gestão que possibilitassem os comparativos que o IGMA oferece. ”As administrações públicas municipais estão o tempo todo recriando a roda quando na verdade temos 5.570 municípios no país que estão enfrentando as mesmas dificuldades. E podiam estar se ajudando, falando dos erros que estão cometendo, o que estão fazendo de bom e acelerando todo o processo”, defende o consultor.
Por meio do IGMA é possível, também, lançar luz sobre o mapa nacional e entender que o Brasil ainda está longe de atingir a excelência, quando o assunto é a qualidade de vida nos municípios. Apenas oito atingiram a pontuação de mais de 80% estabelecida pelo IGMA para se considerar um município excelente. Cerca de 2.300 destes – 40% – foram considerados críticos pelo índice. Para chegar aos índices de excelência dos municípios, o Aquila estabeleceu cinco pilares: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem estar, infraestrutura e mobilidade, desenvolvimento socioeconômico e ordem pública. Eles refletem a melhoria no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
“Avaliando o banco de dados que o IGMA permite formar, consigo estabelecer que 90% destes municípios considerados críticos estão na região Norte e Nordeste do Brasil e têm menos de 50 mil habitantes”, explica Neves. Do ponto de vista de investimentos, estão num ciclo em que têm menos recursos, dependem mais dos governos federal e estadual, investem menos no desenvolvimento de seus pilares. “Identificamos que 300 municípios reúnem 80% de todos os homicídios do país”, pontua Rodrigo Neves.
Vale ressaltar que o IGMA está disponível para acesso gratuito para consulta por meio de acesso ao link. “Para o cidadão é uma ferramenta incrível. Ajuda a cobrar dos políticos, pois consegue saber sobre os municípios da região dele, quem está bem no quesito educação ou saúde por exemplo, ou o que o prefeito da cidade ao lado faz, se cumpre o que prometeu. É uma ferramenta para ver resultados”, avalia o consultor do Aquila.
Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply