This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

A importância dos suprimentos hospitalares

By 20 de setembro de 2017 Eventos, Gestão, Hospitalar

Suprir adequadamente o ambiente hospitalar, com materiais adequados, garantem qualidade, produtividade, satisfação dos pacientes e prestação de serviços pela equipe hospitalar e está entre os principais desafios da administração hospitalar.

O conceito de suprimentos na área de saúde é formado por uma visão ampla, que considera uma estratégia de planejamento, implantação e controle do fluxo para os processos de obtenção e gerenciamento da movimentação de materiais. Os suprimentos  contribuem para a estrutura hospitalar. Em um hospital, não basta ter médicos, enfermeiros e técnicos sem os devidos suprimentos materiais para atender os pacientes.

A gerente da EFE Consultoria e Importação, Flaviana Campos, que estará presente na próxima edição da Feira SAHE 2018, que acontecerá nos dias 13 à 15 de março de 2018, ressalta a importância da qualidade nos suprimentos hospitalares “A qualidade é fundamental, diminui a frequência dos custosos e trabalhosos processos de compras de equipamentos e proporcionam maior longevidade dos equipamentos e os mais precisos diagnósticos.”

Os detalhes que devem ser observados no processo de compras, são preço e qualidade. Uma decisão difícil à ser tomada pelo administrador hospitalar. Segundo Flaviana a relação preço x qualidade deve sempre ser observada estando em conta a finalidade e as condições de uso dos suprimentos. “Muitas vezes hospitais sem grandes investimentos em produtos básicos, investem em equipamentos de qualidade e consequente não tem condições financeiras de mantê-lo funcionando adequadamente.

Ao revés, funciona similarmente, hospitais que possuem equipamentos de baixo custo, consequentemente são de baixa qualidade e proporcionam alto custo de manutenção e ainda diagnósticos pouco precisos, que resultarão em maiores despesas adiante ou danos ao paciente.” Conclui Flaviana.

A decisão entre preço e qualidade, é sempre uma decisão difícil à ser tomada pelo administrador hospitalar. O planejamento deve levar em conta, a disponibilidade financeira, marcas de qualidade que proporcionem bom serviço de manutenção e reposição de peças originais, são motivos que justificam o possível alto custo na aquisição do produto de qualidade. A garantia do equipamento é fundamental que também deve ser levado em conta na decisão de compra. Da mesma forma que, haja protocolo interno no hospital de que todo o equipamento ao apresentar avarias e falhas, seja encaminhado à engenharia clinica, que deverá ter total controle das condições e tempo de garantia, evitando perdas e processos longos de manutenção.

É importante ressaltar que o investimento em suprimentos seja prioridade na administração hospitalar, sempre atento à melhorias relacionadas as compras, planejamento, validade dos produtos e a segurança do paciente.

Para isso a EFE está sempre buscando oferecer os melhores produtos especializados de alta qualidade com melhor custo benefício, e estaremos à disposição para apresentar as melhores soluções e novidades durante a feira SAHE 2018 no Centro de Eventos Pró Magno.

Conclusão

A gestão de suprimentos não trata apenas dos fluxos referentes aos estoques, apesar de grande parte dos processos estar relacionada a eles. Para poder fazer uma gestão eficiente, um dos pontos fundamentais é poder contar com fornecedores confiáveis, pontuais e que ofereçam produtos de qualidade, são cuidados essenciais que devem ser tomados e garantidos para que a gestão seja a melhor possível.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply