This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HOSPITALAR 2019 Já emitiu sua credencial gratuita? Clique aqui

Hospital Santa Cruz reforça atenção farmacêutica aos pais de bebês prematuros

By 1 de novembro de 2018 Gestão

Na UTI Neonatal do Hospital Santa Cruz, de Curitiba (PR), a equipe de farmácia não acompanha apenas os bebês internados. No novo modelo de atenção farmacêutica, os pais também recebem orientação. Com a abordagem inovadora, tem sido possível esclarecer as principais dúvidas em relação aos medicamentos utilizados no tratamento dos pequenos pacientes e fortalecer a confiança dos pais na equipe médica e assistencial.
O trabalho é realizado diariamente. Antes do horário de visitas, a equipe multidisciplinar se reúne e discute o caso de cada paciente. Durante o horário de visitas, o farmacêutico aborda os pais para explicar os motivos do início do medicamento, sua função e porque foi feita essa escolha. “Normalmente, as dúvidas vêm no dia seguinte, depois que os pais pesquisam na internet e encontram muitos efeitos colaterais”, aponta a farmacêutica hospitalar do Hospital Santa Cruz e idealizadora do projeto, Ana Laura Almeida Nakalski.
Nesse segundo momento, a equipe de farmácia procura mostrar o risco-benefício de cada medicamento e explicar que os efeitos colaterais ocorrem em uma parcela muito pequena dos pacientes – mas que ainda assim é preciso especificar tudo em bula. Segundo Ana Laura, essa atenção diferenciada aumenta a confiança dos pais na equipe médica e assistencial e impacta no resultado do tratamento. “Com os pais mais tranquilos, a terapia é muito mais eficaz, por que eles autorizam a equipe multidisciplinar a realmente cuidar do bebê”.
O cuidado especial oferecido aos pais também influencia a amamentação. “As mães também têm muitas dúvidas em relação ao uso de medicação para dor e a produção de leite. Sem essas orientações, algumas mães acabam deixando de amamentar porque acham que devido aos medicamentos utilizados por elas, o leite não vai ser bom para o bebê, mas nem sempre isso é verdade”, conta Ana Laura.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply