This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Hospital da Universidade Federal do Maranhão aprova programa de residência médica inédita no estado

By 29 de dezembro de 2014 Gestão

A Comissão Nacional de Residência em Saúde do Ministério da Educação (MEC) aprovou o programa de formação em residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA). Trata-se da primeira formação especializada oferecida no estado, de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). As inscrições estão abertas até o dia 5 de janeiro.

Planejada pela Gerência de Ensino e Pesquisa do HU-UFMA, a residência terá duração de três anos, com carga horária de 60 horas semanais, distribuídas entre atividades teóricas e práticas, aulas expositivas dialogadas e treinamento em serviço.

A especialidade Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial abrange desde o diagnóstico de pequenas lesões bucais e dentárias até o tratamento em nível hospitalar dos traumatismos faciais e deformidades dento-faciais. O Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo- Facial do hospital maranhense existe há 30 anos e a fila de espera de atendimento vem aumentando significativamente por conta de acidentes de trânsito que ocorrem no interior do estado, onde as motocicletas ganham mais usuários a cada ano.

Leia mais:

“O programa vai beneficiar principalmente a população cometida por traumas faciais, patologias do complexo buco-maxilo facial e deformidades dentofacial funcional, pelo fato de poder ampliar o número de profissionais que serão capacitados para oferecer esse tipo de atendimento”, afirma o coordenador Eider Guimarães Bastos.

Segundo Guimarães, a maioria das pessoas que precisa dessa cirurgia é composta por vítimas de acidentes de motos, com uma porcentagem elevada vivendo no interior do estado. “Como o HU-UFMA, durante muito tempo, foi o único com referência nesse tipo de cirurgia, a fila só vem aumentando”, explica.

A aprovação do programa permitirá que o HU-UFMA ofereça Residência Médica, Residência Multiprofissional em Saúde e Residência Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo Facial. A previsão é que as provas sejam aplicadas no dia 8 de fevereiro de 2015 e o primeiro ano letivo da residência comece no dia 2 de março. Os aprovados receberão uma bolsa de estudo do MEC, no valor bruto de R$ 2.976,26, por 36 meses.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply