This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HOSPITALAR 2019 Já emitiu sua credencial gratuita? Clique aqui

Hospital Anchieta apresenta novo projeto organizacional com foco na gestão Disney

By 17 de abril de 2017 Gestão

Nos dias 11 e 12 de abril, a direção do Hospital Anchieta lançou o novo projeto de gestão com foco na cultura empresarial Disney, que prevê o redesenho da identidade organizacional voltada para o encantamento e acolhimento dos clientes, que passam a receber o tratamento de hóspedes, os mesmos dispensados às pessoas queridas que recebemos em nossas casas, além da capacitação dos colaboradores e a criação de um programa voltado à promoção da felicidade de todos. A ideia é sustentada pelas quatro chaves do padrão Disney de encantamento ao cliente: Segurança, Cortesia, Show e Eficiência.

Na terça-feira (11/4), às 8h e 14h, o Hospital preparou um grande evento para os funcionários, com direito a apresentação artística, com personagens da Disney, do grupo Caixa Cênica e barraquinhas de comidas. Na noite de quarta-feira (12/4), foi a vez dos médicos e parceiros da Instituição conhecerem o novo projeto organizacional. Ao final, o grupo Cia de Comédia G7 apresentou uma sessão de Stand-Up Comedy.

Nos dois momentos, Lorena Porto Pereira, diretora executiva da Instituição, falou da importância de se sonhar junto:

“Somos um dos primeiros hospitais do Brasil a encarar este desafio e se propor a implantar este modelo, que já é utilizado na Flórida (EUA). E o pioneiro a aplicar, em conjunto, o conceito de felicidade organizacional desenvolvido pelo Instituto Feliciência. É gratificante saber que estamos juntos começando uma nova realidade. Sabemos quais são nossas obrigações e está no nosso DNA prestar uma assistência de excelência, agora vamos transformar nosso ambiente com o objetivo de tornar memorável a estadia do nosso hóspede, e consequentemente fidelizá-lo, e criar muitas outras histórias de amor à vida no nosso Hospital. A partir de agora, o elenco Hospital Anchieta está em cena”.

Gestão Disney

Desde novembro de 2016, diretores e gestores do Hospital Anchieta estão adotando as teorias do livro “Se Disney Administrasse Seu Hospital”, do autor Fred Lee, na sua rotina de trabalho. A publicação traz uma comparação das experiências do cotidiano das instituições de saúde com a referência em entretenimento, a Disney World.

A diretora avalia que o trajeto para alcançar o atendimento sugerido na publicação não é fácil. “Existe toda uma mudança de comportamento e conceitos, é um caminho que perpassa por toda estrutura. Somos um elenco, entramos em um palco de atendimento e é preciso incorporar um script, desenvolver psicologia positiva, empoderar e celebrar as iniciativas dos colaboradores que tem atitudes positivas”, explica Lorena Porto.

Durante esses meses, muitos trabalhos foram desenvolvidos com a direção e gestores. Em janeiro foi criado o Comitê da Felicidade, formado por cinco membros efetivos: Lorena Porto Pereira, Diretora Executiva; Maria Orlanda Pereira, Diretora de Clientes e Qualidade; Glória Gomes, Coordenadora de Recursos Humanos; Rosilda Avelar, Coordenadora Assistencial e da consultora Carla Furtado, diretora do Instituto Feliciência – um dos pioneiros na implementação de projetos do gênero no Brasil.

O primeiro passo foi realizar, em fevereiro, a pesquisa sobre a Felicidade Interna Bruta (FIB) e um programa de Formação em Ciência da Felicidade para a direção e gestores, ministrado pelo Instituto Feliciência, que trouxe para o hospital especialistas em diversas áreas, que abordaram a questão da felicidade do ponto de vista da psicologia positiva, da comunicação, da filosofia e da neurociência. Em março teve início o treinamento do corpo gerencial em Liderança Positiva e a capacitação continuada para todos os colaboradores, que se dará, de forma intensa, pelos próximos nove meses.

De acordo com Lorena Pereira Porto, o maior desafio na gestão hospitalar é fazer que um ambiente totalmente complexo seja cumpridor de normas rigorosas em função da segurança do paciente, mas, ao mesmo tempo, afetuoso e acolhedor. “Nosso objetivo é desafiar todos nós para um novo modelo de atendimento, que vai muito além do satisfazer e dar toda segurança ao nosso cliente, mas nos desenvolver para sermos um elenco de encantamento e proporcionar experiências inesquecíveis a eles.”, conclui a diretora.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply